segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ações para efetivação da inclusão

O caminho  para  inclusão  demanda  uma  nova  cultura,  com  olhar  e  escuta  voltados  para  um  paradigma  mais  justo  e  facilitador  das  igualdades  de  oportunidades.

continuação  da  monografia...

As ações necessárias às escolas para efetivação da prática inclusiva são:
colocar a aprendizagem como eixo, porque a finalidade da escola é que todos aprendam;
respeitarotempoindividualparaasaprendizagens, eliminando as repetências;
promover a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico a todos envolvidos nas práticas educativas, para que possam exercer minimamente a cidadania;
estimular a formação contínua dos professores, elaborar planos de cargos e
aumentar o salário, realizando concursos públicos para professores.

As ações também contemplam:

exposições que apresentem o sucesso da inclusão;
a elaboração com autonomia do Projeto Político Pedagógico;
elaboração de um currículo social que reflita o meio social e cultura que está inserido;
a implantação dos ciclos de formação;
suprimir o caráter classificatório da avaliação escolar, diagnosticando continua e qualitativamente;
a aprendizagem como centro das atividades escolares e o sucesso dos alunos como meta da escola;
explorar a possibilidade de cada um frente a aprendizagem; estimular o trabalho partilhado e diversificado nas turmas;
tutoramento pelos alunos, nas salas de aula, com socialização dosconhecimentos auxiliando os colegas;
revisão das condutas administrativas, do desempenho dos papéis de diretor e coordenador pedagógico;
descentralização da gestão administrativa;
implantação de conselhos, colegiados e assembléias de pais e alunos, com intuito de gerar maior autonomia pedagógica, administrativa e financeira.
O último enfoque é dado às perspectivas que se abrem a educação inclusiva, como exemplo, proporcionar ao aluno condições de se desenvolver e de se tornar um cidadão, alguém com identidade social e cultural; melhorar as condições da escola para formar gerações mais preparadas para viver a vida na sua plenitude, livremente, sem preconceitos, sem barreiras, valorizando a diversidade em suas interações social.

Almeida aborda a inclusão escolar com enfoque no desejo da mudança de todos envolvidos na prática educativa.

Ressalta que trabalhar com o portador de necessidades especiais exige disponibilidade interna e externa da equipe administrativa escolar, tanto quanto a disponibilidade do educador, pais e aluno.


Magda Cunha


Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino.

 mag-helen.maravilha@gmail.com
www.promaravilha.blogspot.com

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