quinta-feira, 28 de julho de 2011

intervindo para inclusão


Continuação... Recorte do texto Inclusão  Preventiva:
“Conquistando a  sensibilidade do ser humano”. Marina S. Rodrigues Almeida.

Para  que  haja  uma  inclusão  efetiva,  alguns  passos  são  imprescindívies:
-Informar os educadores preparando-os para cumprir responsabilidades de incluir educandos com necessidades educacionais especiais.
-Sensibilizar o comprometimento dos membros escolares e familiares para garantir que os educandos portadores de necessidades educacionais especiais recebam maior apoio possível para se beneficiarem do ensino escolar.
-Desmistificar o paradigma da Inclusão do portador de necessidades especiais.
-Promover a parceria dos educadores tanto de classes especiais e classes regulares.
-Acolher os Pais que têm seus filhos matriculados em classes especiais ou inclusos.

Como  também  atingir os seguintes aspectos:
-Conceituar Inclusão e Integração.
-Noções básicas da legislação vigente.
-Utilização do Manual Informativo para Educadores e para Pais sobre Inclusão e Educação Especial - criado para esta proposta.
-Informar sobre as deficiências : Mental, Sensorial (auditiva e visual), Física e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.
-Esclarecer dúvidas no convívio com o portador de necessidades educacionais especiais.
-Esclarecer síndromes e deficiências de interesse geral.
-Discussão sobre valores e preconceitos.

Precisamos aprender a pensar primeiro só depois tentar timidamente dar um passo à frente. Algumas vezes precisamos dar dois passos para trás para conseguirmos manter nossa caminhada rumo aos nossos ideais. Este é o diferencial: saber qual é o rumo, meta, objetivo, do contrário saímos dando "tiros na água". Este jeito mencionado é frustrante, gera insegurança, incapacidade e por conseqüência promove a falta de esperança de que nada possa mudar.

Organização dos espaços escolares:
Como números de alunos por sala de aula,números de alunos inclusos por sal de aula;
Capacitação dos professores de forma contínua, sistemática;
Acessibilidade;
Terminalidade seguindo um enfoque de promover independência, autonomia, subsistência suficiente para um futuro senil.
Parcerias com os sistemas de saúde, sociais e jurídicos, ONGs, Terceiro Setor.

Entendemos a inclusão como uma questão histórica, evolução da humanidade, onde gente deverá ser atendida suas necessidades como sendo da espécie humana, não é poesia romântica, é fato possível, talvez para nossos netinhos, bisnetos.

Cabe a cada um de nós ir encontrando sua "ponte" com um outro, o relevante é a luta pela inclusão, porque é para toda a vida. Outros excluídos aparecerão, não vamos buscar os resultados, mas as soluções para os problemas, que talvez nunca tenham respostas.

Este é o mistério implacável da vida, conviver com o não saber, chamo isto de capacidade para ser humilde frente as nossas limitações humanas.

Magda  Cunha



Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino.
mag-helen.maravilha@gmail.com
www.promaravilha.blogspot.com

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