segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que é Psicopedagogia


Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como a aprendizagem se dá em cada indivíduo.

Todas as pessoas tem condições de aprendizagem, cada qual percebe o mundo que o cerca de maneira diferente.

As experiências que constituímos ao longo da nossa trajetória de vida, são individuais e singulares.

Portanto cada um tem seu jeito de ver, sentir, entender, relacionar e decidir, diante dos desafios diários que transpomos.

Entender e desvendar os motivos que fazem as pessoas sentirem dificuldade, impedimento, pânico, medo ou qualquer outro sentimento de impotência, para realizarem suas tarefas diárias, necessita de um olhar para o interior do indivíduo e por conseguinte um estudo profundo e minucioso.

Geralmente na escola o aluno com dificuldade de aprendizagem apresenta dispersão, indisciplina, desmotivação, e algumas vezes agressividade.

Em casa os sintoma são de ansiedade, irritabilidade e fuga das situações em que a criança precisa lidar com as atividades escolares.

A Psicopedagogia oferece através da ludicidade (jogos e brincadeiras) em seus atendimentos, a reflexão das atitudes cotidianas, a mudança de conduta e a reorganização interior para ampliar as condições de aprendizagem.

O ganho com essa mudança altera, para melhor, a qualidade de vida, pois os indivíduos encontram alternativas para realização de seus feitos diários, resgatando a segurança, auto-estima e felicidade.

A Psicopedagogia auxilia na escolha do caminho a seguir!

Magda  Cunha


*Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
  consultora na rede pública e particular de ensino.
mag-helen.maravilha@gmail.com  www.promaravilha.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário