Tudo junto e misturado, nosso povo é muito lindo!
O Brasil mesmo antes de sua colonização já possuia uma imensa diversidade cultural.
Os seus habitantes, índios, como foram doravante denominados pelos portugueses, preenchiam vasto território com as mais diversas culturas.
É fato que quando fomos colonizados a cultura portuguesa, dominante, ditou as regras, contudo com nova roupagem, a cultura indígena e afro agregadas.
Novas colonizações sucederam e por conseguinte outras culturas, os espanhois, os holandeses, os franceses, mais adiante os italianos, judeus,...
Sempre vivemos a diversidade cultural e dela somos autores e atores, segundo Freire, "Cultura é tudo que é criado pelo homem, consiste em recriar e não repetir.. . O homem pode fazê-lo porque tem uma consciência capaz de captar o mundo e transformá-lo".
Quando entro em sala de aula fico observando aqueles rostinhos, vejo que riqueza a diversidade cultural e penso o quanto somos um povo diferenciado, privilegiado e porque não abençoados.
Não dá para falar em diversidade cultural sem conhecer a história de cada aluno, de suas raízes, de seus costumes, de seus valores, religiosidade e visão de mundo.
A cada descoberta a turminha se une, sentindo-se parte de um todo, fortalecendo a cumplicidade e valorizando a essência de cada um.
Dessa maneira trabalho a auto estima, e afasto as brincadeiras violentas e de mau gosto, bulling.
Estudando Vygotsky li que, "as crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro", observei então que a diferença estava na maneira que construíam seus significados.
Construir aprendizagens significativas está ao alcance de qualquer aluno e de qualquer educador, basta estarem em sintonia.
Cada aluno tem um tipo de conhecimento e socializa com a turma, pois já entendeu que sua contribuição é importante, e ajuda melhorar o desempenho de todos.
Por definição: Diversidade cultural tem como função unir todas as diferenças culturais em uma única, bem como a forma que se organizam e suas concepções religiosas e morais, utilizando a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo diz respeito a variedade de idéias.
Magda Cunha
*Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino.
mag-helen.maravilha@gmail.com | www.promaravilha.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário