Fonte: Blog Como educar seus filhos
http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/10-brincadeiras-simples-para-desacelerar-as-criancas-e-treinar-o-equilibrio/
10 Brincadeiras Simples para Desacelerar as Crianças – e Treinar o Equilíbrio
Por que criança adora fazer tudo rápido
Parece
que num piscar de olhos a criança passa dos primeiros passos a aprender a
correr. Às vezes, temos a impressão de que elas aprendem a correr antes
mesmo de aprender a andar. É maravilhoso vê-las experimentando essa
liberdade de movimentos.
Correr é
bom e divertido, e essa é a principal razão por que “rápido” é o modo
normal de funcionamento das crianças. Porém, essa não é a única razão.
A verdade é que, para os pequenos, “rápido” é mais fácil que “devagar”. É
que, quando nosso corpo se move rápido, a física do impulso para frente
encarrega-se do trabalho que deveria ser executado por nosso senso de
equilíbrio. Quando nos movemos devagar, dependemos mais do equilíbrio
para nos mantermos firmes, estáveis e de pé. O desafio para os pequenos
está justamente aí.
A criança não nasce com o senso de
equilíbrio formado. O equilíbrio é desenvolvido nos primeiros anos, por
meio do processo normal de movimentação. Assim,
quando a criança começa a andar ereta, o cérebro e o corpo trabalham em
dobro, procurando manter o equilíbrio ao mesmo tempo em que coordenam
movimentos complexos. Naturalmente, esse processo demanda alguma prática
– na verdade, anos de prática – até aperfeiçoar o ato extremamente
sofisticado de caminhar a passos lentos e controlados.
Por que é importante ir devagar
É
perfeitamente normal e benéfico para as crianças movimentar-se com
rapidez. Mas é importante, de vez em quando, tentar desacelerá-las. Ir
rápido demais não permite ao cérebro tempo para pensar. Por outro lado,
movimentar-se lentamente exige mais do cérebro, dando-lhe o tempo
necessário para receber, analisar e guardar as informações sensoriais. Isso
ajuda a construir o senso de equilíbrio do cérebro, ao mesmo tempo em
que os movimentos tornam-se mais refinados. Quando isso acontece, a
criança está no caminho certo para um controle mais deliberado de seu
corpo, conseguindo até mesmo ir mais devagar.
Então, seu filho consegue desacelerar? Aqui vão 10 sugestões que testei em casa e fizeram as crianças diminuirem o ritmo.
Um-dó-lá-si e… Devagar!
1. DESAFIE SEU FILHO A ANDAR DEVAGAR.Os
pequenos querem naturalmente agradar aos pais e mostrar tudo de que são
capazes. Por isso, quando seu filho disparar a toda velocidade,
desafie-o dizendo: “Puxa, você vai rápido mesmo! Mas será que consegue
ir bem devagarinho, como uma tartaruga?”
2. MUDE O MOVIMENTO.Sempre
que você modifica um movimento usual, a criança tende automaticamente a
desacelerar. Por exemplo, na transição entre a hora do lance e a hora
da história, você pode pedir a seu filho que ande de costas até o sofá
(ou onde quer que vocês costumem ler histórias). Aqui vão outras
sugestões: andar de lado, andar sobre uma linha no chão, andar com uma
almofada sobre a cabeça etc.
3. TARTARUGA, TIGRE, ÁRVORE!Para
desenvolver em seu filho o senso de autocontrole, experimente alternar
as velocidades. Por exemplo, quando você disser “tartaruga”, ele deve
andar muito, muito devagar. Quando disser “tigre”, ele deve andar bem
rápido. E, quando você disser “árvore”, ele deve esticar seus “ramos”
(braços) e ficar parado como uma árvore. No começo, emita os comandos em
um ritmo previsível. Assim que seu filho pegar o jeito, mude para um
ritmo mais aleatório. Não se esqueça de mudar a seqüência — assim eles
terão de ouvir com atenção.
4. TREINANDO DESTREZA.Selecione
atividades que exijam destreza e movimentos precisos. Por exemplo,
engatinhar por um túnel sem tocar nas paredes, ou levar uma bolinha de
pingue-pongue em uma colher de um lado ao outro do quintal ou da sala.
(Aproveite as atividades de normalização sugeridas no blog para praticar.)
5. PASSOS DE GIGANTE.Quanto
mais largas as passadas, mais lento o movimento. Peça a seu filho para
andar pela sala ou pelo jardim usando passos de gigante. Depois que ele
tiver andado um bocado, indique-lhe um trajeto e peça que ele conte
quantos passos são necessários para percorrê-lo. Na volta, veja se ele
consegue fazer o trajeto com ainda menos passos.
6. DOIS EM DOIS.Emparelhe
duas crianças de costas uma para a outra, unidas pelas mãos. Desafie-as
a cruzar a sala ou o jardim andando dessa maneira. Nem será necessário
pedir: elas automaticamente se movimentarão mais devagar, como se
combinassem os movimentos uma com a outra.
7. O ZOOLÓGICO SONOLENTO. Neste
zoológico estão as criaturas mais lentas já vistas! Peça a seu filho
para se mover como uma tartaruga sonolenta, um caracol, um caranguejo,
uma preguiça, um elefante ou um rinoceronte… sonolentos. Pode até ser
que ele invente um animal fantástico, o importante é que seja sonolento.
8. FALANDO DEVAGAR.Qualquer
atividade realizada lentamente ajudará seu filho a regular seus
movimentos. Falar devagar é uma maneira divertida de desenvolver a
discriminação auditiva, combinando a pronúncia em voz alta de palavras e
a prática do “modo lento”. Modele a fala lenta de seu filho e
incentive-o a repetir as palavras e frases que você diz. Bata um papo
com ele desta maneira. Vocês darão boas risadas.
9. FALANDO E ANDANDO DEVAGAR.Uma
vez que seu filho tiver praticado falar devagar, acrescente o desafio
de um movimento para aumentar a diversão. Por exemplo, faça uma viagem
de volta ao Zoológico Sonolento. Enquanto a criança se movimenta
imitando seu animal sonolento preferido, ela poderá ir descrevendo seus
movimentos falando devagar. “Eeeeestooooou annnndaaaannnndo coooomo
uuuumaaaa taaaaartaaaruuugaaaa.”
10. MODO LENTO… ATIVAR! Em
casa, ou ao ar livre, brinque de algo que seu filho goste, mas no “modo
lento”. Um ótimo jogo para isso é “O mestre mandou”, mas a criança já
precisa conhecer a brincadeira para que dê certo. No “modo lento”, a
brincadeira ficará diferente, mais desafiadora e engraçada para as
crianças.
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