Fonte: Blog Como Educar seus filhos
http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/atividades-para-estimular-as-funcoes-executivas-dos-18-meses-aos-3-anos/?utm_source=blog&
Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 18 meses aos 3 anos
Na semana passada, iniciamos uma série de publicações para estimular as funções executivas.
Nessa série, trazemos várias atividades para desenvolver nas crianças
capacidades que as auxiliarão a resolver problemas complexos, controlar
impulsos, manter o foco em suas tarefas, evitar distrações, estabelecer
objetivos e manter a determinação de cumpri-los, tomar decisões, seguir
instruções envolvendo várias etapas, etc.
Apresentamos
hoje atividades para você fazer com seu filho de 18 meses a 3 anos. As
crianças maiores também podem praticá-las, mas para que elas se divirtam
e se sintam desafiadas será preciso, na maioria dos casos, aumentar a
dificuldade.
Como
nessa fase as crianças expandem muito rapidamente a linguagem, os jogos
de linguagem e as brincadeiras que envolvem a audição e a fala são
especialmente importantes.
BRINCADEIRAS
Estátua
Brincadeiras
como “Estátua” trabalham o controle e a inibição de movimentos. Escolha
um local adequado, de preferência ao ar livre, e explique a brincadeira
com bastante clareza para a(s) criança(s): “Eu vou cantar uma música.
Enquanto canto, todos nós vamos correr. Quando eu parar de cantar e
gritar ‘Estátua’, todos têm de parar de correr e manter-se parados como
estátuas.” Tenha paciência, pois crianças com menos de 3 anos precisarão
que você repita várias vezes as regras do jogo. Geralmente os pequenos
imitam os mais velhos, então espere um pouco até que eles se posicionem.
Com crianças mais velhas, as regras podem ser cumpridas mais
rigorosamente e você pode tirar da brincadeira aquelas que rirem ou se
mexerem após o comando “Estátua”.
Brincadeiras musicais
Cante
com seu filho músicas como “Cabeça, ombro, joelho e pé”. Elas exigem que
as crianças prestem atenção às palavras da canção e as armazenem na
memória de trabalho, usando a canção para guiar suas ações.
Crianças
dessa idade costumam adorar canções que envolvem a execução de gestos.
Elas são um desafio para a atenção, a memória de trabalho e o controle
inibitório.
No site do Estevão Marques,
há brincadeiras musicais para crianças de várias idades. Crianças de 2 a
3 anos podem ser capazes de acompanhar, por exemplo, os gestos da
canção “Baile Tré-lé-lé”.
Atividades de psicomotricidade
Pratique
atividades de psicomotricidade com seu filho para que ele, além de
alcançar consciência corporal e noção espacial, adquira o poder de
neutralizar os movimentos do corpo conscientemente. Proponha atividades
como lançar bolas em uma caixa, andar sobre uma linha traçada no chão,
andar sobre uma plataforma, saltar obstáculos, passar por debaixo de
cadeiras, correr até um determinado lugar e voltar, etc. Como essas
atividades envolvem comandos verbais, a memória auditiva de curto prazo
também é trabalhada.
BRINQUEDOS
Blocos
Vários
estudos sugerem que brincar com blocos (de madeira, de plástico, de
espuma, magnéticos, etc.) ajuda as crianças a desenvolver, além das
coordenações motora e visomotora, a orientação espacial, a capacidade de
resolver problemas com mais de uma solução possível, o foco e a
criatividade.
Ao
brincar com blocos, lego ou com brinquedos como “Brincando de
Engenheiro”, as crianças têm a possibilidade de montar as peças de
muitas maneiras diferentes, desenvolvendo assim a habilidade de resolver
problemas que podem ser solucionados de mais de uma maneira.
Quebra-cabeça
Já os
quebra-cabeças desenvolvem a capacidade de resolver problemas com apenas
uma solução possível. Montar quebra-cabeças também treina a memória de
curto prazo e as capacidades cognitivas de comparar, analisar e
sintetizar. Opte por quebra-cabeças mais simples e com poucas peças. Há
boas opções em madeira. Brinquedos passa-formas também são indicados.
Os
adultos podem ajudar perguntando à criança onde devem colocar uma
determinada peça; caso ela não caiba no lugar escolhido pela criança,
pergunte novamente onde ela acha que deve colocá-la. Assim, exercita as
habilidades de reflexão e planejamento.
Cubos de Memória
Em um vídeo, o prof. Carlos Nadalim sugeriu este brinquedo que pode ser encontrado no site da Brinquedos Carimbrás.
Ele possui vários cubos com uma forma e uma cor em cada face. A criança
tem de reproduzir os modelos usando os cubos, seguindo uma progressão
de dificuldade. Com crianças pequenas use seqüências de 2 a 4 blocos. A
recomendação é para crianças entre 2 e 5 anos.
Separando brinquedos segundo um critério predefinido
Use
brinquedos variados em um jogo de separar objetos por categoria,
tamanho, forma ou cor. Você propõe uma regra e a criança tem de
memorizá-la, observar os objetos e separar aqueles que se adequam. Por
exemplo, use blocos de montar e peça para colocar somente os vermelhos
numa caixa. Ou misture carrinhos de vários tamanhos e peça para a
criança colocar os carrinhos pequenos numa caixa.
ESTIMULAÇÃO VERBAL
Narrações
Observar
a brincadeira e narrar o que está acontecendo é uma maneira de ajudar
crianças mais novas a compreenderem como a linguagem é capaz de
descrever suas ações. À medida que elas vão crescendo, podem-se
acrescentar perguntas como “O que você vai fazer depois?” ou “Estou
vendo que você quer colocar a bola dentro do pote. Há alguma outra
maneira de fazer isso?” Esses comentários ajudam a criança a parar e
refletir sobre o que está tentando fazer e a planejar o que fazer em
seguida.
Contar e recontar histórias
Aproveite
momentos marcantes como um final de semana no sítio, um passeio no
parque de diversões ou uma viagem para que a criança reflita sobre essas
experiências. Comece narrando cronologicamente o que vocês fizeram.
Depois peça à criança para recontar o que vocês vivenciaram. As mais
novas terão mais dificuldade por conta do vocabulário limitado e por
conhecerem poucas estruturas frasais. Essas histórias podem ser
registradas em um diário pelos pais e ilustradas por um desenho ou pintura da criança.
Na próxima semana daremos continuidade a esta série com atividades para crianças de 3 a 5 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário