Muitas vezes nos deparamos com situações que exigem um maior conhecimento sobre a inclusão.
São muitos conceitos que merecem um olhar cuidadoso e entendimento para podermos atuar com responsabilidade e maior acertividade.
continuação da monografia ...
CONCEITOS SOBRE DEFICIÊNCIAS E NECESSIDADES
EDUCATIVAS ESPECIAIS
A medida que o deficiente foi socializando-se, organizações governamentais, filantrópicas e particulares reuniram-se para debater sobre todos aspectos inerentes a sua inserção, integração e inclusão social.
Na V Jornada Curitibana de Educação Infantil e Ensino Fundamental foi apresentado alguns termos conceituais para deficiências e necessidades educacionais especiais, analisados segundo os modelos médico e social, ora separadamente ora de forma combinada.
a) Deficiência: “representa qualquer perda ou anormalidade da estrutura psicológica, fisiológica ou anatômica”. (ONU/OMS, 1989)
b) Incapacidade: “corresponde a qualquer redução ou falta (resultante de deficiência) de capacidade para exercer uma atividade de forma ou dentro dos limites considerados normais para o ser humano”. (ONU/OMS. 1989)
c) Desvantagem (handicap): “Representa um impedimento sofrido por um dado indivíduo, resultante de uma incapacidade, que lhe limita ou lhe impede o desempenho de uma atividade considerada normal para esse indivíduo, tendo em atenção a idade, o sexo e os fatores sócio-culturais”.(ONU/OMS. 1989)
A Conferência Sanitária Panamericana apresentou o conceito da “menosvalia”, relativo tanto ao PNEE quanto a sociedade no qual se insere, :
e) “Menosvalia é uma situação desvantajosa para um indivíduo determinado, como conseqüência de uma deficiência ou incapacidade que o limita ou impede de desempenhar um papel. Caracteriza-se pela diferença entre o rendimento do indivíduo e suas próprias expectativas e as do grupo a que pertence”.
(OPS/OMS, 1990)
*Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino.
mag-helen.maravilha@gmail.com
www.promaravilha.blogspot.com
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