quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Psicopedagogia no currículo escolar

ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA NO CURRÍCULO ESCOLAR, METODOLOGIA, DIDÁTICA, CONTEÚDOS E AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM




continuação da monografia ...


O ensino dos conteúdos deve ser visto como a ação recíproca entre a matéria, o ensino e o estudo dos alunos. Através do ensino criam-se condições para assimilação consciente e sólida do conhecimento.

Constituem o objeto de mediação escolar no processo de ensino, no sentido de que a assimilação e compreensão dos conhecimentos e modos de ação se convertem em idéias sobre as propriedades e relações fundamentais da natureza e da sociedade, formando convicções e critérios de orientação das opções dos alunos frente às atividades teóricas e práticas postas pela vida social.

A relevância social dos conteúdos significa incorporar no programa as experiências e vivências das crianças na sua situação social concreta, para contrapor a noções de uma sociedade idealizada e de um tipo de vida e de valores distanciados do cotidiano das crianças.

Os conhecimentos são relevantes para a vida concreta  quando ampliam o conhecimento da realidade, instrumentalizam os alunos a pensarem metodicamente, a raciocinar, a desenvolver a capacidade de abstração, enfim, a pensar a própria prática.

O tratamento metodológico dos conteúdos numa ótica crítico-social pressupõe que as propriedades  características dos objetos de estudo estão  impregnadas de significações humanas e sociais. Isto significa não só que os conhecimentos são criações humanas para satisfazer necessidades humanas, que devem servir à prática, ser aplicados a problemas e situações da vida social prática, como também  que devem ser evidenciadas as distorções a que estão utilizados para o ocultamento das relações reais desumanizadoras existentes na sociedade.

Metodologia e didática se fundem para atingir esses objetivos educacionais. O significado para aprendizagem e a socialização dos diferentes interesses marcam essa nova fase da educação, que naturalmente é  inclusiva.

Segundo Libâneo,   a Didática é um lugar, ao qual cabe estudar as principais teorias educacionais dos nossos tempos, confluindo os saberes, num patamar de articulação entre o que se deve fazer e o que se deve saber”.( Libâneo, 1981)


Segundo Ghiraldelli, “a verdadeira didática, deve muito a capacidade geral de se dispor para o outro, na troca de olhares e “cortejamento” entre educador e educando.( Ghiraldelli, 2000)

A tessitura dos conteúdos, com a metodologia e didática apresentados privilegiam a qualquer aluno em sua aprendizagem, pois respeitam suas características individuais, consideram suas experiências prévias, propiciam aplicação significativa dos conteúdos abordados e constroem a autonomia do pensar.

O próximo passo é como avaliar esse processo de desenvolvimento de aprendizagem de forma condizente.


Segundo Coll, “no processo de construção e reconstrução dos conhecimentos pelos alunos que se instaura o papel da avaliação enquanto instrumento de aprendizagem e como elo integrador da intenção da ação educativa.

A avaliação é que irá impulsionar o  processo de construção dos conhecimentos no qual o aluno acompanha seu próprio processo de construção, e de reconstrução, bem como seus ganhos e perdas, sucessos e fracassos, reorientando-se permanentemente.

A   avaliação deve ser um instrumento de reflexão sobre sua aprendizagem e impulsionadora da sua continuidade:avaliação no seu significado básico de investigação e dinaminazação do processo de conhecimento”. (Coll, 1987)


A avaliação portanto passa a ser mais do que constatação dos conteúdos retidos, ela instaura uma forma dinâmica de aprendizagem, numa dialética (conteúdo x apropriação) ao mesmo tempo  que  altera a prática.

A auto-avaliação entra nesse processo continuamente, pois o aluno avalia sua estratégia  e  reorganiza sua  conduta, torna-se responsável pelos seus atos, assume suas dificuldades e desafia a si mesmo na superação dos obstáculos.


Magda Cunha


Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino
mag-helen.maravilha@gmail.com
www.promaravilha.blogspot.com


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário