quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Minhas experiências com inclusão

 RELATO DE EXPERIÊNCIAS

                                                      foto meramente ilustrativa

continuação  da  monografia ...


Em 1994 iniciei minha trajetória como professora.  São dez anos e cada vez mais aprecio a prática pedagógica e inúmeras aprendizagens que adquiro continuamente.

A escola pública foi meu primeiro local de trabalho,  com a turma do ensino fundamental, 1º ciclo, na época  ciclo básico iniciante “cbi”.

Minha turma tinha quarenta e três alunos, sendo que sessenta por cento estavam na idade regular de ingresso no ensino fundamental e os demais eram repetentes e crianças que foram retiradas das ruas pelo projeto, do então prefeito, Mario Covas “Nenhuma criança fora da escola”.

Trabalhar com essa diversidade me fez perceber que o significado da aprendizagem era diferente para algumas dessas crianças.

Observei que eram vários os centros de interesse, hábitos e expectativas que tinham em relação a escola e que precisava envolver a todos, respeitando suas diferenças.

O primeiro objetivo foi conhecê-los, ouvir suas histórias, integrar a turma, criando um vínculo afetivo entre todos. Logo perceberam que todos eram interessantes e tinham bastante para ensinar aos demais.

Para facilitar que enxergassem e ouvissem  melhor o relato dos amigos organizei as carteiras em um grande círculo.  Essa proposta foi  adotada nos dias seguintes e tornou-se uma rotina durante nossas aulas.

Elaboramos um conjunto de regras para nossa turma conviver bem e confeccionamos um grande cartaz  fixado posteriormente num canto da lousa.

Através dos assuntos elegemos alguns temas de estudo e principiamos os conteúdos de maneira combinada, isto é, interdisciplinarmente.

Era época das olimpíadas, então aproveitamos para realizar as competições na aula de educação física, os enfeites na aula de artes, as localizações geográficas no mapa mundi e curiosidades de cada nação em história e ciências.

Foi um trabalho árduo, pois precisaram aprender a trabalhar cooperativamente, ouvir a opinião dos colegas,  dar sua opinião e chegar a um único “veredicto”.

Esse exercício rendeu inúmeras confusões e também por vezes desânimo, nessas horas intervinha e mediava a situação para continuidade da atividade.

Aos poucos aprenderam os códigos de conduta e as atividades ficaram prazerosas, não queriam descer para o lanche ou arrumar-se para a hora da saída. Chegavam lamentar o pouco tempo em que ficavam na escola.

Ouvia a todos e explicava sobre as regras escolares e a importância de cada turma cumpri-las. Entretanto concordava em sigilo   que o período  escolar integral daria margem para realização de excelentes trabalhos.

Cheguei ao final do semestre com um índice de alfabetização animador, alguns  liam e escreviam, outros formavam hipóteses próximas e os demais continuavam apresentando progressos.

Meu contrato como professora ACT (contratada)  venceu em setembro e entreguei a classe para professora titular, que retornava da licença saúde.

  Refletindo minha prática com essa turma, analisei as críticas de outras professoras que achavam minhas aulas barulhentas e pouco produtivas. Sempre acreditei que a aprendizagem promove uma turbulência interna, empolgação e alegria que se  expressa “por todos os poros”,   impossível portanto de acontecer em carteiras enfileiradas, bocas caladas e corpos  inertes.

Continuei lecionando em outras turmas na escola pública e particular, cada vez mais constatando a necessidade de ouvir aos alunos, planejar e executar os conteúdos partindo do perfil da turma.

Ao respeitar as experiências anteriores, valorizar seus conhecimentos, tornar os conteúdos significativos participei de suas transformações enquanto me auto-transformava.

O envolvimento e comprometimento dos alunos continua sendo  o combustível para minha s reflexões e replanejameno contínuo da prática educativa.

Em 2000/01  tive a oportunidade de ser voluntária  em uma ONG (organização não governamental), cujo trabalho social é abrigar  e  prover  tudo  que  for  necessário  para  portadores de doenças graves, bem como seu acompanhante.

Essas pessoas são oriundas de diversos estados brasileiros e países da América Latina, permanecendo na instituição pelo tempo necessário para  sua reabilitação. 

Um dos projetos  da ONG  era   viabilizar a aprendizagem àquelas crianças excluídas do ambiente escolar, devido seu estado de saúde e distância do local de origem.

A experiência de convivência dessas famílias já era um fator estressante, por que dividiam ambientes comuns (estrutura da casa) e  diversas doenças,  com alta rotatividade de pacientes, não permitindo  estabelecer  vínculos  permanentes.

          Assim  o trabalho também foi estendido às famílias, buscando entender  qual   expectativa  escolar  tinham para seus filhos naquele dado instante.

         Quando principiei o trabalho  na ONG, reportei-me ao início de minha carreira em 1994 e vi o quanto aquela experiência  me propiciara segurança para trabalhar com essa diversidade.

     Todavia previ que  o diferencial da saúde, os deixaria  apáticos, desmotivados e pouco envolvidos.

Conhecer cada criança e planejar individualmente suas atividades foi  o procedimento no  período de adaptação. Posteriormente para tornar o trabalho cooperativo e promover a troca de experiências elegemos alguns temas de interesse geral, como filmes, notícias atuais, esportes e até suas condições de saúde.

O tempo de permanência dos “alunos-pacientes”, na ONG, variava de acordo com a intensidade do tratamento,  bem como sua freqüência nas aulas.

Ao retornarem para as escolas de origem, cada qual levava o conteúdo trabalhado e relatório de  freqüência nas aulas.

A coragem e determinação desses alunos me fez perceber o quanto é necessário a escolarização das pessoas portadoras de necessidades especiais para dignificar sua existência.

O estado de saúde não lhes mata a curiosidade, criatividade, inventividade e envolvimento para superar desafios e construir aprendizagens.

Durante esse convívio ficou nítido como a inserção social restaura a auto-estima, que a aprendizagem  recoloca  o aluno  no eixo de membro ativo da comunidade e por conseguinte o valoriza 

A felicidade e empolgação com que participavam das atividades me davam força para superar o sofrimento partilhado com aquelas famílias e mediar dignamente suas aprendizagens.

Atualmente sou professora de Educação Infantil, minha turma tem sete alunos com idades entre  cinco e seis anos.

Realizo um trabalho de formação de opinião através da filosofia para criança e procuro mediar situações para que sejam autores do seu pensar.

Essa fase é extremamente lúdica e prazerosa de trabalhar, porém a massificação já está presente e  o padrão social vigente em nossa cultura transparece a todo instante.

A preferência pela pele branca, olhos claros, cabelos lisos,  corpo esbelto, roupas de grife, brinquedos eletrônicos, passeios a parques de diversão e lanchonetes da moda, desenhos de canais pagos e lançamento de filmes,  denotam regra para  suas interações.

Procuram disputar o tempo para realização das tarefas e sentem  necessidade de  ser pontuados, classificados em suas produções.

Preferem formar grupo com os amigos mais populares e excluem os indesejados ou menos atraentes.

Analisando o comportamento desses pequenos identifiquei a sociedade miniaturizada e seus valores. Eles são os frutos da mídia, da intolerância e competitividade. Portanto é nesse momento que a inclusão precisa ser constituída, firmar raízes para desabrochar num futuro próximo.

Meu planejamento foi envolvido por essa proposta e busquei alternativas para semear nesses pequenos cidadãos uma sociedade que respeite as diferenças individuais, que faça escolhas ao invés de somente copiar, imitar, reproduzir a idéia de outros.

O currículo da Educação Infantil é muito rico e dá oportunidade para uma vasta possibilidade de trabalhos.

Escolhi  trabalhar  com a identidade dos seres humanos, o que os diferencia ou assemelha em sua constituição física e  hábitos culturais.

Observei que o aniversário de quatrocentos e vinte e cinco anos de São Paulo era um assunto rico para explorarmos as nacionalidades que compuseram a formação da cidade, em sua diversidade e pluralidade.

Apresentei  as  atividades como  sendo uma viagem pelo mundo, onde iriam conhecer diferentes culturas, hábitos e teriam muitas novidades.

Trabalhamos a localização geográfica, pontos turísticos, lendas, alimentos, vestes, músicas, danças típicas e grandes personalidades.

Confeccionamos instrumentos musicais, moradias, vestes, dançamos e preparamos um prato típico de cada nação.

Para tecer uma cultura com a outra procurávamos suas contribuições em nossos hábitos e tradições, nas lendas, vestes, artesanatos, culinária, língua falada e escrita.

    Pesquisei autores que na literatura infantil abordassem a inclusão e adotei os autores Ziraldo, Rubem Alves e Regina Reno para leitura e interpretação de texto.

Aprendi muito com essas atividades, observei que somente oportunizando o conhecimento de diferentes culturas, abrimos uma gama de novas formas de viver, de pensar, de criar e modificar a prática.

Finalizo esse relato certa de que a inclusão é cada vez mais necessária na prática educativa, que a escola é o canal preponderante para mudança de concepções e formação de novos conceitos.

Magda  Cunha


            Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em aprendizagem,
            consultora na rede pública e particular de ensino
            mag-helen.maravilha@gmail.com
            www.promaravilha.blogspot.com






2 comentários:

  1. Muito legal seu relato e seu blog! :-) Adorei!!! Parabéns!!! Iniciativas como a sua ajudam - e muito- a disseminar informação sobre Inclusão na Educação, muito necessária nos dias de hoje...

    Também escrevo um blog que fala sobre Educação Inclusiva. Ele se chama "Sopa de Números na Educação Inclusiva" (www.sopadenumerosecalculos.blogspot.com) e aborda diversas questões relacionadas à Acessibilidade, Inclusão, Tecnologias Assistivas...

    Dê uma olhada lá! ;-)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim acredito que somos indispensáveis para ampliar a concepção de inclusão e faze-la tornar-se uma realidade, fico feliz por ser uma colaboradora e auxiliar nessa mudança. Abços

      Excluir