sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Metas para a educação do futuro

...2ª parte  do  artigo "Caminhos para uma inclusão humana" de Marina S. R. Almeida, psicopedagoga.


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A nova meta da Educação tem que ser como pensar e não o que se pensa. 

Os principais problemas de nosso tempo não podem ser compreendidos isoladamente, mas vistos de forma interconectada e interdependente. 
A maneira de pensar deverá ser "holística" (vendo o mundo amorosamente como um todo integrado) e "ecológica" (reconhecendo a fundamental interdependência de todos os fenômenos naturais), tanto como indivíduos como sociedade,  todos nós estamos inseridos dentro de processo cíclico da natureza.

O  holístico  também  é  parcial, pois depende  de  quem está vendo, em  que  momento, lugar, situação, de quem  se  trata,  para que... Portanto  nunca  teremos  um  controle  do  todo, mas podemos ter maior chance se nos propusermos a considerar vértices e opiniões diferentes da nossa.


Uma  visão  holística  da  inclusão das pessoas com necessidades especiais, significa ver a inclusão  como  um  todo  funcional, compreendendo  suas    inter-relações   entre  as partes envolvidas.
Numa visão ecológica da inclusão, implicaria a percepção de como as inclusões das pessoas com   necessidades  especiais   serão inseridas  em  seu  ambiente  natural e social: de  que precisaremos para executar este paradigma, quais as estratégias fundamentais?
Por  exemplo,  à   questão  do  transporte:   estamos   falando   do   quanto   as   pessoas   com necessidades especiais  e  a  sociedade   estão  dispostas  a investir em  locomoção que está relacionada  a  velocidade,  segurança,  conforto,  prestígio  e seus efeitos de conseqüência no meio-ambiente. 
Isto  envolverá  valores  diferentes, dependendo  da  escolha  do transporte, por exemplo: entre carro  adaptado, ônibus  adaptado, cadeira  de  rodas.
O  individuo  poderá  ser  visto  como  um  pobre coitado, alguém  de  bom senso, respeitável, admirável, o rico que tenta esconder a deficiência, e outras possibilidades.

A  metáfora  central  da  ecologia  é  a  rede  em  oposição à hierarquia (estrutura de poder); é provável que teremos uma mudança na organização social, de hierarquias para redes, em vez de um paradigma baseado em valores antropocêntricos (centrados no ser humano) surgirá um paradigma   baseado  em  valores  ecocêntricos  (centrados na Terra), reconhecendo  o  valor inerente de vida não humana. 

Portanto os valores poderiam estar voltados para  o tipo de transporte escolhido pela pessoa com necessidades especiais: se for poluente, se usa material reciclável, se beneficia a saúde da pessoa ou a torna sedentária e dependente, se ocupa muito espaço, etc ...

A  partir  desses  conceitos, precisaremos  de  um novo sistema de ética, diferente do atual, e nossos  filhos  deverão  ser   preparados  para  sobreviver  no  futuro entendendo os princípios básicos  da  ecologia:  interdependência,   reciclagem,  parcerias,  flexibilidade,  preservação, respeito, cultivo e diversidade. ...

Magda  Cunha


*Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino.
mag-helen.maravilha@gmail.com
www.promaravilha.blogspot.com

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