Todos querem dar palpite nessa proposta educacional, o "Construtivismo".
Sim é uma proposta, não é um método, não tem uma cartilha para seguir.
Para se pensar construtivamente é preciso muito estudo, interiorização dos conceitos de aprendizagem pela criança e atitudes que potencializam esse processo pelo professor e aluno. Novamente "SIM", aprender é um processo que envolve o aluno, a escola, a família e a sociedade, não é instantâneo ou decorativo.
Ensinar é incluir-se na rotina diária do aluno, dar sentido ao conhecimento, tornar útil sua descobertas e relacionar tudo e todos nas vivências.
Portanto não é fácil para o professor ensinar, por conseguinte o aluno aprender exige uma atitude ativa, formação de hipóteses, opiniões, estratégias, ensaios, experiências, tentativa e erros .
Para encerrar mais um "SIM", o erro é parte intrínseca da aprendizagem, somente analisando as hipóteses feitas, refletindo sobre o caminho percorrido é possível elaborar nova solução e chegar ao objetivo proposto.
Segue um artigo da Escola da Vila para ser degustado. Indico esse blog por trazer várias reflexões.
Boa leitura!
Magda Cunha
Fonte:Blog da Vila
http://www.escoladavila.com.br/blog/?p=582
Simpósio Interno da Escola da Vila
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Por Fernanda Flores
No último sábado, dia 8 de outubro,
tivemos a abertura do Simpósio Interno da Escola da Vila. Como parte de
nossa história, mais uma vez, contamos com a apresentação de oitenta
trabalhos de professores que atuam da Educação Infantil ao Ensino Médio
- divididos em 23 mesas temáticas -, com apresentações que se estendem a
mais duas reuniões pedagógicas, até o dia 18 de outubro.
Segundo Ivone Domingues, coordenadora
pedagógica de Fundamental 2, “como a memória é algo sempre em
reconstrução, vale a pena retomar os principais motivos que levaram a
Escola da Vila a criar esse evento anual. O maior propósito do Simpósio é
fomentar algo que consideramos central para todos os profissionais da
educação: a prática da escrita reflexiva. O Simpósio foi criado para
isso. Para promover o que Donald Schön (1983) denomina de reflexão sobre
a ação, uma análise a posteriori realizada pelo professor sobre as características e os processos do seu trabalho.
Espera-se que cada membro da equipe
procure refletir sobre o seu trabalho, usando a escrita como meio de
tomar distância da sua prática pedagógica e possa problematizá-la,
dispondo-se a dialogar com seus pares a partir dessa produção. Sabemos
que o estudo, a teoria, quando tomados com sentido, são sempre
necessários para avançar, mas é preciso dizer, também, que tão ou mais
importantes são as ideias próprias, é a problematização do que se vive
no ambiente escolar, pois é a partir desse debate que o conhecimento
coletivo se constrói.”
A Escola da Vila tem tradição na
valorização da escrita, no debate e na criação de espaços de construção
coletiva do conhecimento, algo inerente à sua dinâmica. Estamos em clima
efervescente, debatendo ideias, discutindo opções didáticas, propostas,
inovações, e nos aproximando mais das maneiras de pensar o trabalho em
outros segmentos. Enfim, consolidando novamente, também na equipe de
professores, alguns dos princípios centrais de nosso projeto pedagógico:
a autonomia e a cooperação intelectual.
Como ápice de toda essa produção, com muito orgulho, aproveitamos esse canal para compartilhar a revista Conversa de Professor, que chega à sua 5ª edição, divulgando os trabalhos de nossa equipe, selecionados do Simpósio de 2015.
Boa leitura!
Mais uma dica para compreender como funciona o Construtivismo é assistir o vídeo de César Cool sobre a aplicação dessa proposta em sala de aula.
https://www.youtube.com/watch?v=X1CQxdYG9Rg