Cada pessoa tem uma maneira de aprender que lhe proporciona maior sucesso. Algumas precisam ler em voz alta, outras escrever resumos, gravar e ouvir, inventar fórmulas minemônicas, desenhar, etc ...
O pensamento visual é uma delas, vamos conhecer mais a respeito.
Magda Cunha
Fonte: http://info.geekie.com.br/pensamento-visual/
Pensamento visual: mapa mental, anotação criativa e Cornell
O mapa mental é uma ferramenta para
representar ideias, tarefas e conceitos de forma visual a partir de uma
palavra, ideia ou conceito central, levantando e agrupando ideias
de acordo com as relações existentes.
Já as anotações criativas são uma
oportunidade para que os alunos façam anotações de forma livre, criativa
e não linear, facilitando a assimilação dos conteúdos de acordo com as
facilidades e preferências de cada um. Com esse método de anotações,
os alunos podem utilizar os cadernos e canetas que já possuem para
escrever, desenhar e organizar conteúdos da forma como acharem melhor.
O método de Cornell, por sua vez,
permite ao aluno fazer fichamentos de livros e anotar as aulas de modo
que destaque as informações mais importantes: palavras-chave, conceitos,
dúvidas, assim como eventuais leituras ou pesquisas complementares
necessárias.
Conheça: Introdução ao pensamento visual
Acreditamos que dominar essas
ferramentas torna o aluno muito mais autônomo em seu processo de
aprendizagem e facilita as práticas de estudos. Com elas, é possível
organizar e reorganizar os conteúdos que aprende, relacionando, de
acordo com seu entendimento e experiência individual, assuntos de uma
mesma disciplina ou de disciplinas diferentes, gerando assim uma visão
interdisciplinar das aulas.
Do ponto de visto do professor, levar o
pensamento visual para a sala de aula facilita a percepção e avaliação
do aprendizado da turma, uma vez que é possível observar como os
estudantes organizaram os conhecimentos, o quanto se envolveram nas
dinâmicas da aula e o que aprenderam. Tudo isso permite saber se suas
aulas foram assertivas e alcançaram, de fato, os alunos – o que, por sua
vez, ajuda a reavaliar e reorientar as práticas docentes.
Pensamento visual vale para qualquer disciplina
Portanto, a utilização do pensamento
visual é vantajosa porque faz com que os alunos organizem seus
conhecimentos e desenvolvam suas capacidades de criação. Paralelamente, o
professor tem uma visão mais qualitativa e imediata do resultado de
suas aulas, pois pode visualizar de que maneira o aluno assimilou e
relacionou os conteúdos discutidos.
Os resultados disso já são perceptíveis
nas nossas aulas: notamos que os alunos passaram a anotar a matéria de
forma mais criativa e visual e que isso os tem ajudado em outras
disciplinas. Recentemente, um aluno veio nos contar que
tinha dificuldade em assimilar os conteúdos sobre a Roma Antiga… Mas
conseguiu sanar essa dificuldade fazendo um mapa mental sobre o tema!
Outro aluno já veio nos mostrar o mapa mental que fez do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas,
de Machado de Assis, para que pudesse assimilar melhor o enredo do
livro, assim como gravar informações conceituais relevantes acerca da
trama. Esse retorno positivo dos alunos nos alegra muito. Agora, já é
frequente ver alguém anotar as nossas aulas com canetinhas e post-its, o
que é fantástico! É muito gratificante para nós saber que o pensamento
visual inspira e ajuda os alunos não apenas nossas aulas, mas também em
outros contextos.
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