Sentimento de não pertencimento
...continuação da monografia
d) Exclusão
A exclusão é uma realidade social e sua natureza foi aos poucos sendo esboçada neste trabalho de pesquisa, que perpassou brevemente pela gênese da questão em discussão,pretendendo reavaliar algumas posições reflexas nas vivências e mexer com as concepções já estabelecidas.
Exclusão Social refere-se ao deixar de fazer parte do processo produtivo, por diversos motivos, origem social (hereditariedade), desemprego, deficiência etc.
Segundo Sawai a inclusão existe como contra-face da exclusão, compondo uma sociedade estruturada nacultura vigente.
“Ao se assumir a perspectiva da inclusão, tem-se como suposto o reconhecimento da exclusão, “processo complexo e multifacetado, uma configuração de dimensões materiais, políticas, relacionais esubjetivas.
È processo sutil e dialético, pois só existe em relação à inclusão como parte constitutiva dela.
Não é uma coisa ou um estado, é processo que envolve o homem por inteiro e suas relações com os outros. Não tem uma única forma e não é falha do sistema (...) é produto do funcionamento do sistema” (Sawaia, 1999)
Segundo Kupfer e Petri a exclusão é a exteriorização da falta de respeito do indivíduo por si mesmo e pelos outros. Argumentam que socialmente se espera muito da escola para reverter essa situação posta nas relações humanas:
“Numa sociedade que a crescente falta de respeito a si e ao outro se exterioriza em discriminação negativa, competição, corrupção, marginalização e exclusão; em que a solidariedade, tolerância, aceitação e cooperação têm sido atitudes raras em suas variadas instâncias; e a ética tem sido algo cada vez mais distante e desconhecido nas relações humanas, por certo muito se espera da escola”.(Kupfer &Petri, 2000)
Magda Cunha
*Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino.
mag-helen.maravilha@gmail.com
www.promaravilha.blogspot.com
Magda Cunha
consultora na rede pública e particular de ensino.
mag-helen.maravilha@gmail.com
www.promaravilha.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário