continuação da monografia...
As ações necessárias às escolas para efetivação da prática inclusiva são:
► colocar a aprendizagem como eixo, porque a finalidade da escola é que todos aprendam;
► respeitarotempoindividualparaasaprendizagens, eliminando as repetências;
► promover a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico a todos envolvidos nas práticas educativas, para que possam exercer minimamente a cidadania;
► estimular a formação contínua dos professores, elaborar planos de cargos e
► aumentar o salário, realizando concursos públicos para professores.
As ações também contemplam:
►exposições que apresentem o sucesso da inclusão;
►a elaboração com autonomia do Projeto Político Pedagógico;
►elaboração de um currículo social que reflita o meio social e cultura que está inserido;
►a implantação dos ciclos de formação;
►suprimir o caráter classificatório da avaliação escolar, diagnosticando continua e qualitativamente;
►a aprendizagem como centro das atividades escolares e o sucesso dos alunos como meta da escola;
►explorar a possibilidade de cada um frente a aprendizagem; estimular o trabalho partilhado e diversificado nas turmas;
►tutoramento pelos alunos, nas salas de aula, com socialização dosconhecimentos auxiliando os colegas;
►revisão das condutas administrativas, do desempenho dos papéis de diretor e coordenador pedagógico;
►descentralização da gestão administrativa;
►implantação de conselhos, colegiados e assembléias de pais e alunos, com intuito de gerar maior autonomia pedagógica, administrativa e financeira.
O último enfoque é dado às perspectivas que se abrem a educação inclusiva, como exemplo, proporcionar ao aluno condições de se desenvolver e de se tornar um cidadão, alguém com identidade social e cultural; melhorar as condições da escola para formar gerações mais preparadas para viver a vida na sua plenitude, livremente, sem preconceitos, sem barreiras, valorizando a diversidade em suas interações social.
Almeida aborda a inclusão escolar com enfoque no desejo da mudança de todos envolvidos na prática educativa.
Ressalta que trabalhar com o portador de necessidades especiais exige disponibilidade interna e externa da equipe administrativa escolar, tanto quanto a disponibilidade do educador, pais e aluno.
Magda Cunha
Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino.
mag-helen.maravilha@gmail.com
www.promaravilha.blogspot.com
Magda Cunha
Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em prendizagem,
consultora na rede pública e particular de ensino.
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