sábado, 23 de março de 2013

Vídeo games na educação







 A educação escolarizada acompanha a sociedade e está em constante transformação.
Essa metamorfose  tem um movimento contínuo e permanente. Isso é, não há sociedade sem mudanças e por conseguinte sistema educacional estagnado.

Muito se tem estudado em relação ao futuro da educação escolar, vivemos um momento de fragilidade, os atuais métodos de ensino não parecem atraentes e uma boa parte da aprendizagem está prejudicada.

A informática é a nova linguagem, vem conquistando rapidamente todos os segmentos sociais, dentro e fora dos lares, nos mais variados locais.

Está linguagem trás consigo uma gama imensa de facilidades e possibilidades para aprendizagem. Na área de diversão os vídeos games estimulam e desafiam nas descobertas, na procura de novos caminhos de forma prazerosa e eficiente.

Os computadores, seus programas e a interação com o mundo através da internet já figuram em algumas salas de aula em nosso país. Os notebooks e tablets  estão chegando nas escolas como material  indispensável para aprender.

O diálogo/interação com esses programas é que  incrementará, alterará e modificará progressiva e continuamente a dinâmica do ensino-aprendizagem.

Ao brincarmos com um vídeo game além do estímulo visual, auditivo, coordenação motora, trabalhamos o raciocínio lógico, a estratégia e toda concentração com um objetivo, vencer aquela fase, depois a próxima, até por fim vencermos o jogo. E se não conseguirmos voltamos a fase anterior e recomeçamos o jogo.

Na verdade esses jogos também acabam tornando-se vilões se não forem usados de maneira adequada, podendo causar dependência e atrapalhar a saudável rotina diária.

Os games educativos já estão nas prateleiras das lojas, apresentam grande variedade de assuntos e faixas etárias, e sua utilização pelas escolas tem crescido em proporção.

Bingo é só aplicarmos essa fórmula para os mais diversos conteúdos e teremos uma maneira  inovadora para aprender. Nos Estados Unidos já estão desenvolvendo essa plataforma de ensino e em breve aqui também poderemos utiliza-la.

Essa ideia não descarta todos os outros meios de ensino, como todo processo isso vem somar às propostas.

Que bom podermos sempre aprender, desenvolver nossas capacidades, talentos e potenciais.

A informática veio pra dar um "up" na autonomia educacional.


Seguem artigos sobre games na educação nos links abaixo, que valem ser lidos e refletidos.

A criançaa e o vídeo game

O uso do game na educação

A escola, o vídeo game e o praze


Magda Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário