segunda-feira, 25 de março de 2013

Interação social do deficiente



                               Foto:  Balet com cadeirantes, um passo na inclusão
                                          Site Giro Social on-line, jmarios.blogspot.com

                                     
Abaixo divulgo o site Assim Se Faz, que aborda de maneira clara e objetiva procedimentos e condutas para inclusão social do deficiente, e como podemos interagir com os deficientes em sociedade.

Não é um bicho de sete cabeças, não é preciso grande esforço, e sim conhecimento.
A inclusão só é possível com educação para ações e um novo olhar pras limitações, não para gerar assistencialismo, mas sim para acolher sabiamente as diferenças individuais.
O preconceito é a pior deficiência de um povo.

Magda Cunha


Fonte:http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-interagir-com-deficientes-na-sociedade


Como interagir com deficientes na sociedade




Os deficientes, ou pessoas portadores de necessidades especiais são um número cada vez mais significativo na sociedade. Torna-se comum, na comunidade, encontrar deficientes auditivos, visuais, físicos e mentais.

Quanto mais essas pessoas tentam ser inseridos na sociedade, mais surgem as dúvidas em relação a preparação da sociedade para inserir os deficientes.

As dificuldades encontradas são muitas, desde calçadas e ruas totalmente despreparadas até o pior fator possível na humanidade, o preconceito e total descaso para com o ser humano com necessidades especiais.

Dificuldade Fácil
Instruções 

O que você precisará ?

1 - Eliminar todo e qualquer tipo de preconceito 
Apoio dos Governantes e entidades especificas 

Para interagir com um deficiente, seja qual for o seu problema é primariamente necessário deixar de lado qualquer preconceito e tratá-lo naturalmente.
Ao deixar o preconceito de lado, a pessoa torna-se capaz de entender e respeitar as diferenças, o que é necessário para a interação com qualquer pessoa diferente de si mesmo.
O sentimento de pena é algo muito presente no ser humano, porém, a pessoa com necessidades especiais não necessita de pena, e sim de ser tratado igual a todos os outros sem deficiência aparente. 

2 - Tendo evitado o preconceito, a interação com as pessoas com necessidade especial depende da sua inserção na sociedade, e isto depende, em grande parte, dos governantes. As calçadas não preparadas para o deficiente visual e físico, os transporte públicos não adaptados ao cadeirante são pequenos exemplos do descaso.
A inserção do deficiente mental é por vezes deixada de lado pelos governantes, porém, leis que protegem o direito de estudo em escolas públicas e defendem a igualdade entre todos são um grande auxílio. 

3 - Entender que as pessoas são diferentes dentro de uma sociedade é um passo importante para inserir as pessoas com necessidades especiais. Ninguém é igual ninguém e o ser humano precisa aprender a respeitar as diferenças e principalmente aceita-las.
A aceitação de uma deficiência já é de uma complexidade tremenda para a pessoa que a porta, se além de auto-aceitação, o portador de necessidade especial tiver que lutar para a sua aceitação perante a sociedade, torna-se uma falta de respeito com o ser humano.
A interação dos deficientes na sociedade depende unica exclusivamente da própria sociedade. Entende-se que os portadores de necessidades especiais estão prontos para conviver em conjunto, cabe questionar se os seres humanos considerados “normais” estão prontos para aceitar alguém diferente de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário