segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Bullying tem remédio ...



bullying entre garotos

Quem já não sofreu com brincadeiras de mau gosto dos colegas da escola, turma do bairro, clube ou qualquer outro  agrupamento social?

Existe uma diferença tênue entre brincadeira de mau gosto e humilhação, constrangimento e provocações que denigrem a imagem da pessoa, provocando problemas emocionais importantes e consequências desastrosas.

O bullying é  justamente essa ação, que afronta a auto estima alheia, de forma continua e crescente, prejudicando a convivência social saudável.

Como traço perturbador o bullying  apresenta a intolerância, o não saber lidar com as diferenças,  a perversidade, a violência física  e emocional.

Infelizmente esse comportamento doentio cresceu também na internet e através das redes sociais, mensagens de celular e  emails, perseguem , rotulam e discriminam, com uma amplitude muito maior.

Para aplacar esse mal a Secretaria de Educação distribuiu um material desenvolvido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), para banir o bullying e orientar as escolas na transformação desse fenômeno social, trazendo dignidade e respeito às convivências entre os alunos.

É notório que  a vítima do bullying apresenta menor capacidade de lidar com situações vexatórias, carece de apoio familiar e escolar, e por conseguinte é maior o resultado negativo dessas "brincadeiras enviesadas", que deixam marcas pra toda a vida.

A auto-defesa está fortemente ligada a auto-estima do seres em questão, quanto menor a segurança emocional, menor a chance de sair dessa situação sem comprometimento psicológico. A escola e a família são fortes aliados para reverterem essas consequências, dando-lhes apoio e suporte.

Seja você também parceiro divulgue esse trabalho! Diga não ao bullying ...

Magda  Cunha


Fonte: Secretaria da Educação



Nenhum comentário:

Postar um comentário