quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Biblioteca na sala de aula

Fonte: regiaonoroeste.com

Lei obriga escolas públicas e privadas a ter biblioteca

Portal O Povo

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Agora, todas as escolas são obrigadas a ter biblioteca. A lei foi sancionada pelo presidente Lula e foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União, 28/05/2010.
A regra agora é que as escolas, tanto as públicas, quanto as privadas, tenham pelo menos um título por aluno matriculado.
Essas instituições terão um prazo máximo de dez anos para instalarem os acervos de livros, documentos e materiais        videográficos.
Também no "Diário Oficial", há publicada uma lei que autoriza a instalação de salas de aulas em presídios, onde devem ser realizados cursos do ensino básico e profissionalizante.
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Todo estímulo à leitura é válido, quanto maior for a  aproximação do objeto ao leitor, maior a chance de manuseio e a tomada de gosto pelo hábito da leitura.
De 2000  para cá temos observado um movimento que estimula essa formação. Várias livrarias abriram espaço ao público infantil e investiram num ambiente alegre, convidativo e confortável.
Esse seguimento é promissor e a vendagem tem crescido expressivamente.
Nisso observo a reação de um país de analfabetos funcionais, carente de atitude e sua estratégia para  modificar a sociedade em gênero, número e grau.
Sendo no crescimento expressivo do gênero  de leitores, em número ascendente de pessoas com potencial reflexivo e  grau de letramento de alfabetizados.
Tudo isso leva tempo, certamente iremos colher os frutos daqui há algumas décadas...

Contraponto ...

Porém não é só o livro na mobília da sala de aula que mudará esse cenário, há muito o que se fazer para a leitura estar presente nesse ambiente.
Isto é, esse hábito, como qualquer outro, vem pelo ver, pelo ouvir, pelo observar e, aí sim,  é introjetado nas pessoas.
De nada contribuirá essa estratégia se estiver esvaziada de propostas leitoras, e  sem  a contribuição de profissionais preparados, envolvidos e voltados para a incitação desse perfil.
Fica a dica.
 
Felizmente o  país  já iniciou esse caminho... No meio do  caminho tinha uma pedra ... Dizia Carlos Drummond de Andrade ... No nosso haverá muitos leitores ...

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
 
 
Magda Cunha  e  Dalton Cunha
 
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Turmas de alfabetização terão minibiblioteca em sala de aula a partir de 2013

Essa estratégia está contida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa que será lançado pelo Ministério da Educação (MEC)
 

Fonte: Agência Brasil, Educação na mídia
 
A partir de 2013, todas as salas de turmas de alfabetização de escolas brasileiras terão uma minibiblioteca com cerca de 25 livros de literatura para estimular o hábito da leitura desde o início da trajetória escolar. Essa estratégia está contida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa que será lançado pelo Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos ao concluírem o 3º ano do ensino fundamental. Serão 10 milhões de livros para as 400 mil classes de alfabetização que existem no país.

Os detalhes do programa foram apresentados pelo secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, a representantes de ministérios da Educação dos países ibero-americanos, reunidos em Salamanca (Espanha) para o Congresso das Línguas na Educação e na Cultura.

De acordo com o secretário, apesar de o programa ainda não ter sido lançado oficialmente, 5.100 municípios (de um total de 5.564 cidades, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e todos os estados já aderiram ao pacto que, além da distribuição de materiais didáticos, prevê a formação de professores alfabetizadores com distribuição de bolsas de estudos e avaliações periódicas para medir o nível de alfabetização dos alunos ao fim do 3º ano do ensino fundamental.

A primeira edição da prova que irá medir o nível de alfabetização dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental está prevista para ser realizado em novembro de 2014. Será a primeira vez que uma avaliação oficial vai apurar essa informação.

No ano passado, o Todos pela Educação aplicou um exame amostral para aferir a alfabetização de alunos da mesma faixa etária. Os resultados da Prova ABC apontaram que mais de 40% dos alunos que concluíram os três primeiros anos do ensino fundamental não tinham a capacidade de leitura esperada para essa etapa.

“Não basta ter uma bandeira bonita. É fundamental que os entes federativos possam prestar contas em relação a esse compromisso que assumiram. É uma avaliação muito mais daqueles que se comprometem do que das crianças”, disse Callegari.

O investimento anual total do pacto será R$ 1,3 bilhões. A capacitação dos professores alfabetizadores, que será feita por 36 universidades públicas, está programada para começar em fevereiro de 2013. O custo com a compra e distribuição de materiais didáticos - incluindo os livros de literatura que ficarão nas salas de aula - será R$ 340 milhões.

Os representantes dos ministérios da Educação presentes ao encontro apontaram que a alfabetização é um gargalo para todos os sistemas de ensino dos países que participam do evento. Com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o grupo planeja organizar um novo encontro exclusivamente para debater o tema e a experiência brasileira poderá servir de inspiração.

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