quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Jogos na aprendizagem

Aprenda brincando com quatro jogos de tabuleiro
Direto do blog  do Profe. Ivanilson, mais um excelente post.
http://www.ivanilson.com/
O jogo Perfil, por exemplo, pode ajudar no aprendizado de história. Foto: Grow/Divulgação... É o que defende Marcus Vinícius Nunes, que escreveu com José Ricardo Martins os livros 100 Jogos Psicomotores - uma prática relacional na escola e 245 Jogos Lúdicos - para brincar como nossos pais brincavam.
De acordo com o mestre em Ciência da Educação, jogos e brincadeiras educativas são tão eficazes como (ou até mais) o modelo vertical, em que o professor fala e o aluno escuta.
"No momento em que o estudante é um sujeito do aprendizado, e não um mero coadjuvante, o conteúdo é melhor absorvido", defende. Além disso, Nunes afirma que a motivação de uma brincadeira - e até mesmo da competição gerada por ela - incentiva o aluno, que passa a se atentar mais no jogo e a desenvolver um maior raciocínio lógico com o objetivo de ganhar.
Apesar de afirmar que a maioria dos professores não costuma fazer uso de jogos como ferramenta de ensino em sala de aula, o professor defende sua adesão. "Não entendo por que não é mais utilizado pelas escolas, não sei se é por falta de conhecimento ou descrença. Mas é extremamente eficaz".
O especialista atenta para o fato de que o educador deve sempre investir em jogos nos quais o fator sorte não interfira nas jogadas, permitindo que vença aquele que descobrir as melhores estratégias, pois é assim que o estudante de fato aprende.
Para tornar suas férias mais interessantes (e educativas), o Terra lista quatro jogos (War, Scrable dos Portugueses, Banco Imobiliário e  Perfil4) que, além de divertidos, desenvolvem seu raciocínio lógico em diversos conteúdos escolares.

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