domingo, 26 de fevereiro de 2012

Contribuição da internet na educação ...

3 motivos pelos quais a Internet está mudando a Educação

Olá, pessoal!
Fizemos a tradução de um texto do site norte-americano Edudemic. O autor, Zach Ball, dialoga a respeito da importância da internet para o aprendizado nos dias de hoje. Confiram abaixo:

A Internet causou um enorme efeito sobre vários aspectos e interações da vida humana desde a sua criação. O mundo encolheu consideravelmente e a velocidade da vida aumentou dramaticamente. Mas é sobre a educação que ela tem proporcionado grandes mudanças. A internet está mudando a educação para o bem e para o bem de todos.

Democratizando a educação
A internet está levando educação para quase todos os cantos do planeta, sociabilizando, dessa forma, o conhecimento. O conteúdo nela presente está disponível independentemente da localização geográfica. Há menos abismos educacionais entre as pessoas de todo o mundo. Mesmo nos países em que não há tanta infraestrutura tecnológica e estabilidade política – estando estes ainda em desvantagem – a diferença está consideravelmente diminuindo. As barreiras linguísticas também representam um problema para a apresentação de conteúdo, mas elas só necessitam de um professor que saiba Inglês para traduzir o conteúdo para uma sala de aula com vários alunos. Isso significa que um único laptop e uma conexão de internet via satélite pode fornecer a uma sala de aula ou a uma comunidade acesso a qualquer conteúdo desejado.



Reduzindo custos
Uma vez que a infraestrutura tecnológica esteja implementada, o uso da internet significa redução de custos na educação. Educação online significa que um professor pode instruir inúmeros estudantes. O conhecimento pode ser transferido infinitamente ao longo do tempo e espaço. Nos países desenvolvidos, uma construção de alvenaria não é mais necessária para a educação. Os alunos podem aprender dentro de casa em seus próprios computadores. Isso economiza os custos de transporte para o aluno e os custos associados às instalações e manutenção para a escola. Isso significa que não há necessidade de se comprar uma propriedade e construir toda uma estrutura física. Não há custos de manutenção, pessoal, serviços públicos e assim por diante. Isso também leva a uma redução de materiais impressos e do desperdício.

Aprendendo melhor
A internet não só pode oferecer educação a mais pessoas e a um baixo custo como também pode oferecer melhor qualidade. Ensino baseado em palestras é a maneira menos eficaz das pessoas aprenderem novos conceitos. O aprendizado interativo é mais eficaz para a retenção de conteúdo do que as palestras. A internet traz oportunidades de interação e contato com conteúdos midiáticos. Softwares de treinamento podem proporcionar sessões interativas que fornecem feedback instantâneo para o aluno, para que possam avaliar o seu próprio progresso e aptidão. A aprendizagem online também pode fornecer a instrução que é mais conveniente ao aluno, tornando-o mais receptivo a determinados conteúdos. Quando o aluno pode escolher a hora e o local do aprendizado, é mais provável que ele esteja mais confortável e aberto ao conteúdo a ser aprendido.
Com todas essas mudanças acontecendo tão rápido, é difícil dizer até onde a internet vai levar a educação. O que é provável é que as mudanças pontuadas acima irão continuar a ocorrer, sendo ainda mais relevantes. Futuramente, a educação escolar e a formação profissional poderão ser completamente irreconhecíveis. Assim como a Internet continua a tornar a educação mais acessível, mais barata e melhor, o que nós podemos fazer é tentar manter esse padrão, com a certeza de que estamos tomando o melhor proveito desses avanços tecnológicos enquanto eles ocorrem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário