terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Psique da criança na atualidade

Fonte: http://labedu.org.br/psicanalistas-comentam-os-desafios-do-desenvolvimento-psicologico-das-criancas-na-atualidade/

Psicanalistas comentam os desafios do desenvolvimento psicológico das crianças na atualidade
14 de outubro de 2016..


O que será que tem acontecido para que a identificação de tantos quadros de sofrimento ocorra ainda na infância?
Em uma das edições do programa “Café Filosófico”, do Instituto CPFL Cultura, as psicanalistas Julieta Jerusalinsky e Maria Rita Kehl discutiram a epidemia diagnóstica de quadros como déficit de atenção e hiperatividade, autismo e transtorno bipolar em crianças.
Inicialmente, as especialistas apontam que não necessariamente essas patologias tenham aumentando sua incidência na contemporaneidade, mas sim que seus sintomas têm sido descritos de forma mais genérica pela psiquiatra. 
Por conta disso, manifestações que antes eram tomadas como estados transitórios ou aceitas como características individuais são agora consideradas doenças.
Conforme é apontado pelas profissionais ao longo do programa, há uma tendência atual de assumir que certos comportamentos e modos de ser são consequência da ação de neurotransmissores agindo sobre o organismo e fruto da genética individual. Entretanto, isso reduz a compreensão de fenômenos profundamente complexos, que envolvem vários fatores. 
Quando nascemos, nossa rede neuronal não está pronta e as experiências pelas quais passamos são parte importante dessa construção. A maneira como vivemos também altera nossos registros químicos. Tanto o organismo, quanto a psique e o contexto em que estamos são aspectos que, em interação, influenciam o desenvolvimento.
Sendo assim, é importante pensar sobre o tipo de vivência que nós, enquanto adultos, temos proporcionado às crianças. De acordo com as psicanalistas, há uma tendência em poupar os pequenos de lidar com frustrações e tristezas que são naturais da vida. Isso pode acabar contribuindo para uma fragilidade emocional por parte das crianças, que ficam despreparadas para enfrentar obstáculos e limites.
Outro aspecto a se refletir é a busca dos adultos em satisfazer ilimitadamente os desejos infantis. Gratificar a criança de forma incessante e dar a ela a impressão de que pode ter tudo impede que ela encare que algumas coisas precisam ser conquistadas com muito esforço. 
É preciso que a criança tenha a oportunidade de vivenciar essa angústia de ter que encontrar caminhos para conseguir o que quer. Caso contrário, ela não terá desejo de crescer. Não fará escolhas, compreendendo que algo se ganha e algo se perde. Não partirá para a ação, acomodada em uma situação confortável. Ou seja, poderá paralisar-se em uma postura melancólica e desinteressada, sentindo que não há nada a fazer, pois tudo já é feito sem que ela precise agir.
Conforme ressalta Julieta Jerusalinsky, o trabalho da criança não é o mesmo dos adultos. Ela é poupada da inserção mercadológica para que possa viver um tempo de autoconstrução, de elaboração de seu lugar no mundo. Não podemos, nem devemos, poupá-la disso.
Recomendamos o vídeo completo do programa, disponibilizado abaixo. Além de aprofundar as questões que exploramos no post, ele ainda traz o ponto de vista das duas psicanalistas sobre outras questões da infância na contemporaneidade. Não perca!

CompartilheTEMASInfância e SociedadeDesenvolvimento InfantilSaúde InfantilRelações FamiliaresEducação e EscolaCriança e TecnologiaPara poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Outros posts que podem interessar
Casos e Referências . Desenvolvimento Infantil, Relações ...
“O Patinho Feio”: encontrando um lugar no mundo
Conheça aqui um pouco mais sobre os significados da história do Patinho Feio, em mais um post da nossa ...
Casos e Referências . Protagonismo e ponto de vista ...
Crianças fazem histórias em quadrinhos para falar sobre o trabalho infantil
Oficinas realizadas num colégio de São Paulo convidaram os pequenos a pensarem sobre esse tema em sala ...
Casos e Referências . Protagonismo e ponto de vista ...
Projeto Lá Tinha: “expressando um ponto de vista por um buraco de agulha”*
Conheça aqui o projeto que ensina crianças e jovens de comunidades de baixa renda em Portugal a construírem ...
Casos e Referências . Infância e Sociedade, Diversidade, ...
Brincar, sim, e nos espaços da universidade
Apresentado por nosso parceiro Portal Aprendiz, conheça o projeto de uma universidade baiana que traz ...
Casos e Referências . Relações Familiares, Criança e ...
“Conecte-se ao que importa”: contra o abandono virtual
Campanha visa alertar as famílias sobre à pouca atenção dada às crianças frente ao uso excessivo que ...
Casos e Referências . Protagonismo e ponto de vista ...
Arte de rua feita por criança: conheça Lola, a ilustradora!
Uma garota de apenas 9 anos tem transformado as ruas do Brooklyn, em Nova York, com seus grafites inéditos! ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário