segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Português a língua do futuro ...

Uma boa notícia, nosso idioma está em alta, reflexo de nossa posição em relação ao desenvolvimento mundial.

Que bom observar o mundo nos valorizando pelas possibilidades de investimento, e não pelo futebol, carnaval e apelo sexual.

Abrem-se novas possibilidades de lecionarmos nossa língua em vários países, uma maneira agradável de compatilhar nossa cultura e verdadeiros valores.

Um viva para a língua portuguesa!

Magda Cunha
FONTE:Educar para Crescer

BRASIL

O idioma da vez

A boa imagem do Brasil despertou um interesse nunca visto pelo estudo do português no exterior. Os alunos acham que dominar o idioma pode trazer vantagens profissionais


21/02/2013 13:28
Texto Carolina Melo
Veja
Foto: Pisco del Gaiso
Foto: Na imagem, um dicionário português-holandês. A língua portuguesa têm atraído maior interesse ao redor do mundo
Na imagem, um dicionário português-holandês. A língua portuguesa têm atraído maior interesse ao redor do mundo

O português é a quinta língua mais falada no mundo, mas seu aprendizado nunca despertou grande interesse nos países que não o adotam. Não é um idioma internacional como o espanhol, falado em duas dezenas de países e que só perde para o inglês como o mais ensinado como segunda língua. Esse quadro, no que diz respeito ao português, está mudando. Há um novo interesse pelo aprendizado de português nos Estados Unidos e na Europa, resultado da maior relevância que o Brasil adquiriu no cenário internacional, e ele pode ser medido pela demanda por material didático usado em salas de aula. A editora brasileira SBS, especializada na área educacional, já vendeu mais de 300 000 exemplares de livros de ensino de português como língua estrangeira a dezenas de países. É um número extraordinário, considerando-se que, no Brasil, a tiragem da maioria dos livros é de 2 000 exemplares. "Os pedidos crescem a cada ano", diz Susanna Florissi, uma das autoras dos livros, juntamente com Silvia Burim e Maria Harumi.

As publicações da SBS, com edições para diversos perfis de aluno - adolescente, adulto, empresário -, são vendidas a universidades, professores particulares e escolas de idiomas. A Universidade Harvard já utilizou um dos livros da SBS para ensinar português, até criar sua própria publicação para esse fim. Em Harvard, uma das universidades de maior prestígio dos Estados Unidos, a disciplina de português como língua estrangeira passou a atrair tantos alunos nos últimos anos que faltam professores para ensiná-la. "Enquanto o espanhol, o francês e o alemão perderam alunos, o português só cresce e até já ultrapassou o italiano", diz Clémence Jouët-Pastré, diretora do Departamento de Línguas e Literatura Românica de Harvard.

 
 



 








 
 
  
|
|
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário