segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Chooo Assistencialismo

Brindemos por essas iniciativas que fogem ao assistencialismo e trabalham na linha da promoção dos seres humanos, pelo viés de suas capacidades e  transformação das futuras trajetórias. 
Lembrando que a profissionalização é precedida da oportunidade na aprendizagem, que por conseguinte demanda polpudos investimentos a longo prazo.
A formação do cidadão transversaliza suas vivencias num mundo plural, diverso e  interativo.
"Não existe almoço grátis". O papel de algumas empresas é notório e deveria ser amplamente divulgado, para mais e mais pólos serem ativados.
Só iremos transformar o atual cenário com prioridade nos investimentos da Educação, "é de pequeno que se torcem os pepinos"  e  "ensine a pescar, só dar a vara pouco adianta" ...

Magda Cunha


FONTE: COOPERATIVISMO EM REVISTA EASYCOOOP

Cooperativismo  promove desenvolvimento e social                
das comunidades.




O cooperativismo é um segmento de grande importância e participação na economia do Brasil e de Minas Gerais, mas sua atuação não se resume apenas a este âmbito. Uma preocupação constante do setor é a responsabilidade social, que permeia as ações do Sistema Ocemg e das cooperativas nele registradas. Por meio de iniciativas diversificadas, realizadas durante todo o ano, as instituições levam saúde, educação, lazer, informação e cultura para a população da capital e das cidades do interior.


Dados divulgados nas Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro de 2012 confirmam um investimento do segmento de R$1,3 bilhão em atividades de contribuição para a sociedade em 2011, um crescimento de mais de 14% em relação ao ano anterior. Esse valor correspondeu a 6,2% das receitas das cooperativas no período analisado.



O Projeto Teatral do Sistema, o Cooperativismo e Arte nos Parques de BH e o Dia de Cooperar (Dia C), são exemplos de projetos de atenção ao próximo que envolvem cooperativas e comunidades de todo o Estado.  



As ações de atenção ao próximo refletem os ideais do cooperativismo. Isso porque se trata de um segmento econômico em que o objetivo principal é o bem-estar financeiro e social de cooperados e de toda a comunidade envolvida.



De acordo com o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, não existe cooperativismo se não há preocupação com o próximo. "O cooperativismo faz negócios, mas se complementa com o social. Essa dualidade é o nosso principal diferencial. Em nosso setor, as pessoas estão em primeiro lugar. A autenticidade da Responsabilidade Social reside no cooperativismo e nasceu em 1844, em Rochdale, quando surgiu a primeira cooperativa do mundo", afirma.


Fonte: Ocemg em 20/02/2013






Nenhum comentário:

Postar um comentário