Educação infantil é tão importante quanto
a universidade, diz educador cubano
por
Redação
12/05/2016 22:38
Alguns estudiosos e professores da área
da educação defendem que a creche e a pré-escola servem para cuidar da
criança, já outros dizem que são locais de brincar e aprender. Sobre
este tipo de questionamento, o professor doutor Guillermo Arias, da
Universidade de Havana, em Cuba, afirmou em entrevista ao "Programa
Diálogos", da TV Unesp, que a fase inicial da educação infantil é tão ou
mais importante que a universidade. Segundo ele, esta etapa da vida da
criança contribui especialmente ao desenvolvimento integral como
indivíduo.
Para o educador cubano, muitas
instituições de educação infantil ficam restritas ao cuidado e não
estimulam as habilidades e competências da criança – o que, segundo ele,
realmente a prepara para novos desafios. O professor diz que a proteção
também é um aspecto importante no ensino infantil, mas não é o
suficiente.
Para Arias, a educação é uma disciplina que precisa
de apoio de outras áreas do conhecimento, como a psicologia, a
antropologia e as ciências sociais e econômica. O professor explica na
entrevista que a educação infantil promove o desenvolvimento psíquico
que, por sua vez, contribui ao desenvolvimento da consciência e da
formação da personalidade da criança. Para ele, esta fase do ensino deve
ser estruturada para promover relações emocionais e afetivas através do
conhecimento.
O educador ainda ressalta a importância de que a criança
construa, durante a educação infantil, a capacidade e a consciência de
que a linguagem falada pode ser representada para que avance no processo
da alfabetização. Arias defende ainda que o Ensino Fundamental deva ser
uma continuação integrada e articulada com o ensino infantil, para que
se garanta mais qualidade à aprendizagem.
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