Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/criancas-entendem-melhor-poesia-do-que-os-adultos/ Catraquinha Livre
Crianças entendem melhor poesia do que os adultos
por
Redação
20/10/2016 9:48
A afirmação é de um grupo de pedagogos e psicólogos que compõem a equipe da plataforma de assinatura de livros "Leiturinha".
Segundo a equipe, a poesia ser mais facilmente assimilada pelas
crianças do que pelos adultos, reforçando a importância do incentivo a
esse gênero literário dissociado da intenção pedagogizante: para eles, é
mais importante proporcionar a experiência da poesia do que associá-la a
uma avaliação de compreensão ou atividade escolar.
O próprio pesquisador e filósofo francês Gaston Bachelard
já afirmava, em um livro de 1988 , "A poética do devaneio", que "a
infância é um germe de poema". Com essa afirmação, ele defende o dom
natural dos pequenos para o "devaneio poético", responsável, em grande
parte, pela maneira como as crianças elaboram o mundo.
Se muitos adultos têm dificuldade de ler poesia, isso se dá
principalmente pelo fato de que o poema é o lugar da metáfora e da
linguagem simbólica, que sugere mais do que afirma, e oferece
possibilidades mais do que fatos. Na vida adulta, nos distanciamos dessa
forma de enxergar as coisas.
Mas ao contrário, para as crianças, assimilar esse tipo de
linguagem é natural, faz parte de suas habilidades imaginativas mais
puras.
- 10 motivos para ler poemas com as crianças
- #Presentes que ficam: por que presentear as crianças com livros?
Dicas de incentivo à leitura
"Quem conseguiu definir a poesia até hoje? Ninguém. Há
duas mil definições que vêm desde os gregos, que já se preocupavam com o
problema, e Aristóteles tem nada menos que uma Poética para isso, mas
não há uma definição da poesia que me convença e que sobretudo convença a
um poeta. No fundo, a poesia é isso que fica de fora quando terminamos
de definir a poesia: escapa e não permite definição.”
A provocação acima é do escritor argentino Jorge Luis
Borges, e revela algo que é fácil esquecer, principalmente no ambiente
escolar: poesia não é para 'entender'.
Para ler um poema, não é necessário nenhum pré-requisito a
não a disponibilidade e o interesse, e quanto mais “puros” estiver o
leitor, melhor vai conseguir aproveitar o conteúdo.
É na infância que desenvolvemos hábitos e preferências.
Lendo poesia desde cedo, desenvolve-se uma sensibilidade em aspectos da
vida com um todo, como sensibilidade e capacidade de ressignificar o
cotidiano a partir de observações aparentemente banais.
A função do poema transcende sua intenção enquanto
instrumento educativo. Por isso, é importante ensinar as crianças a
lerem os poemas livres de intenção, apenas lendo.
“Por que motivo as crianças, de modo geral, são poetas e,
com o tempo, deixam de sê-lo?”: essa é a provocação central do livro
"Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira". Organizado e ilustrado pela
compositora Adriana Calcanhoto, esta coletânea reúne poemas de alguns
dos grandes nomes da poesia brasileira, em um livro dedicado a crianças
de todas as idades.
Uma dica de mediação para esta e outras obras infantis é
'não é preciso entender tudo ao pé da letra'. Incentivar a criança a
refletir e meditar sobre o que leu também ajuda na compreensão e
estimula a criatividade, além de contextualizar e ambientar a obra.
Afinal, a poesia tem sua origem na fala. Quando parecer difícil de
entender, pode se fazer a leitura em voz alta.
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