Como incentivar os alunos tímidos a participar mais das aulas? quinta-feira, 3 de novembro de 2016 Postado por: ADMIN
Créditos: pixabay |
Escrito por: Neurilene Martins
Se
considerarmos nossos tempos de escola, com certeza alguns de nós vão se
enquadrar no perfil de criança tímida ou lembrar de colegas que falavam
pouco e se esquivavam de se expor para a sala. Timidez não é defeito.
Existem diferentes ritmos, estilos de aprendizagem e pessoas. Por isso,
vale a pena prestar atenção nas singularidades dos alunos para não
rotulá-los com base em visões estereotipadas de comportamentos ideais.
Precisamos, sim,
incentivar que eles participem e compartilhem suas inquietações, mas não
podemos querer transformá-los em algo que não são. Quem não conhece
adultos tímidos na vida social, mas que profissionalmente são
bem-sucedidos? Se nos colocarmos a pensar, seja no nosso círculo de
conhecidos ou a partir de biografias de personalidades, lembraremos de
diversos casos.
Para incluir essas
crianças com a delicadeza e pertinência necessárias é preciso reconhecer
suas peculiaridades e ajudá-las a conhecer a si mesmas, a ganhar
autoconfiança e encontrar a própria forma de se relacionar com os
outros. Nesse caso, é fundamental ouvir a família para saber sobre os
comportamentos e atitudes da criança em outros ambientes sociais.
Uma dica valiosa é
observar se o estudante com esse perfil está confortável no grupo para
realizar atividades colaborativas ou se fica constrangido nessas
interações. Atente-se também às situações e às condições nas quais ele
se sente mais à vontade para interagir (como, por exemplo, em pequenos
grupos ou com um par preferido).
O professor deve
passar confiança e pode conversar, individualmente, com a criança para
saber como ela se sente. Conhecer as percepções dos alunos sobre si e
sobre o grupo, o que gosta nesse ambiente e o que gostaria de ajustar na
relação consigo e com os outros torna mais fácil identificar
oportunidades para integrá-los e incentivá-los a participar quando o
assunto for significativo para eles, sempre sem pressioná-los. Para
tanto, valorize todas as contribuições desses alunos de modo natural e
afetivo, mas sem exageros.
Experimente fazer
acordos prévios. Se ele, por exemplo, realizar um bom trabalho ou
pesquisa, incentive-o a compartilhar os achados com a turma na aula
seguinte. Em intervenções coletivas, evite colocá-los em evidência sem
aviso, quando isso puder constrangê-los. Mas vale dirigir perguntas a
essa criança sobre conteúdos que ela dá conta e solicitar ajuda em
demandas em que demonstraram conhecimento.
Na hora de formar
grupos, considere não apenas o objetivo da atividade, mas também os
laços afetivos. Assim, elas têm mais chances de se sentir acolhidas e
desafiadas. Individualmente, escute as percepções da criança sobre o
próprio percurso e dê devolutivas a ela pontuando crescimentos.
Nesse processo de
inclusão desses nossos alunos, o desafio para a escola é construir uma
comunidade que respeite as diferenças. A questão é ajudar cada criança,
tímida ou extrovertida, a entrar em contato consigo mesma e se aventurar
com mais autoconfiança nos processos de socialização. No mais, que
exista lugar no mundo para os tímidos!
Esta postagem foi retirado do site NOVAESCOLA. E escrita por: Neurilene Martins - Todos os créditos.
6 dicas para encorajar alunos tímidos
Créditos: pixabay |
Lidar com a timidez pode ser frustrante para professores. As perguntas
ficam sem resposta, as tarefas, incompletas, e pode até parecer que você
não está conseguindo resultados. Mas, com certeza, é uma experiência
bem mais difícil para os alunos, para quem a timidez pode significar não
aprender ou não fazer amigos, além de sentimentos de pânico e
ansiedade. Alunos tímidos requerem atenção e cuidados especiais para
serem encorajados a participar e atingir seu potencial.
Reconhecendo a timidez:
os sinais comuns da timidez são bem familiares: relutância em falar ou
em participar de atividades com outras crianças, fala em tom baixo de
voz, recusa em fazer contato visual. Crianças tímidas, geralmente, são
inteligentes e respeitosas, mas raramente irão se oferecer para tarefas
ou participar de discussões. É importante notar que em algumas – raras –
situações, estes sintomas podem não indicar timidez, mas algo como
dificuldade auditiva, atraso na fala ou autismo.
Anatomia de um aluno tímido:
o que alunos tímidos podem não ter em confiança social, com certeza,
compensam em inteligência intrapessoal. Isso geralmente significa uma
grande capacidade de introspecção e análise, autorreflexão e observação
antes da ação. Enquanto esse trato intrapessoal é extremamente valioso,
ele deve ser mesclado com habilidades interpessoais (sociais) para uma
formação completa e efetiva. Isso é algo que os professores podem – e
devem – encorajar em sala de aula.
Confira Dicas pra encorajar alunos tímidos:
1. Dê tempo a eles: após
fazer uma pergunta ou definir uma tarefa, permita que os alunos
escrevam e pensem sobre sua resposta antes de falar. Quando alunos
tímidos são chamados a responder de imediato, eles podem se sentir
ameaçados e desistir de participar.
2. Recompense tentativas de comunicar-se: é
melhor responder positivamente a um bom movimento do que punir um
comportamento ruim, ou até uma tentativa desajeitada de se comunicar.
Não repreenda um aluno tímido por murmurar; agradeça-o por oferecer sua
opinião.
3. Organize a sua sala de aula: colocar
os alunos em grupos que mudam ao longo do ano pode ajuda-os a
sentirem-se confortáveis com seus pares. Colocar as carteiras em formato
de U, para que todos os alunos possam se olhar, também pode ser de grande ajuda.
4. Atividades em grupo: coloque
as crianças em pares ou grupos (escolhidos por você) para encorajar a
comunicação interpessoal. Se for possível, tente não colocar alunos
tímidos com alunos muito extrovertidos, ou os tímidos podem se sentir
sobrecarregados.
5. Leve-os a participar: pode
ser apavorante compartilhar pensamentos e opiniões que, no fim, podem
estar erradas. Encorajar as crianças a fazer perguntas é uma forma menos
assustadora de envolve-los sem o risco de constrangimento. Uma vez que
se sintam-se confortáveis em participar, eles podem se sentir mais
confiantes em compartilhar outros pensamentos também.
6. Melhore a autoestima: elogiar
o trabalho em sala de aula pode ajudar a impulsionar a autoestima de um
auno tímido. Destacar o trabalho de um aluno é um lembrete de que este
aluno é um membro valioso da turma. Dar aos alunos tarefas simples, mas
importantes – distribuir folhas e materiais, por exemplo – também pode
ajudar, e muito, a fazê-los sentirem-se incluídos e importantes.
Fonte: Matific
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