terça-feira, 11 de outubro de 2016

Mapa mental e pensamento visual

Cada  pessoa tem uma maneira de aprender que lhe proporciona maior sucesso. Algumas precisam ler em voz alta, outras escrever resumos, gravar e ouvir, inventar fórmulas minemônicas, desenhar, etc ...

O pensamento visual é uma delas, vamos conhecer mais a respeito.

Magda Cunha

 

 

 

 

 

Fonte:  http://info.geekie.com.br/pensamento-visual/

Pensamento visual: mapa mental, anotação criativa e Cornell

O mapa mental é uma ferramenta para representar ideias, tarefas e conceitos de forma visual a partir de uma palavra, ideia ou conceito central, levantando e agrupando ideias de acordo com as relações existentes.
Já as anotações criativas são uma oportunidade para que os alunos façam anotações de forma livre, criativa e não linear, facilitando a assimilação dos conteúdos de acordo com as facilidades e preferências de cada um. Com esse método de anotações, os alunos podem utilizar os cadernos e canetas que já possuem para escrever, desenhar e organizar conteúdos da forma como acharem melhor.
O método de Cornell, por sua vez, permite ao aluno fazer fichamentos de livros e anotar as aulas de modo que destaque as informações mais importantes: palavras-chave, conceitos, dúvidas, assim como eventuais leituras ou pesquisas complementares necessárias.

Acreditamos que dominar essas ferramentas torna o aluno muito mais autônomo em seu processo de aprendizagem e facilita as práticas de estudos. Com elas, é possível organizar e reorganizar os conteúdos que aprende, relacionando, de acordo com seu entendimento e experiência individual, assuntos de uma mesma disciplina ou de disciplinas diferentes, gerando assim uma visão interdisciplinar das aulas.
Do ponto de visto do professor, levar o pensamento visual para a sala de aula facilita a percepção e avaliação do aprendizado da turma, uma vez que é possível observar como os estudantes organizaram os conhecimentos, o quanto se envolveram nas dinâmicas da aula e o que aprenderam. Tudo isso permite saber se suas aulas foram assertivas e alcançaram, de fato, os alunos – o que, por sua vez, ajuda a reavaliar e reorientar as práticas docentes.

Pensamento visual vale para qualquer disciplina

Portanto, a utilização do pensamento visual é vantajosa porque faz com que os alunos organizem seus conhecimentos e desenvolvam suas capacidades de criação. Paralelamente, o professor tem uma visão mais qualitativa e imediata do resultado de suas aulas, pois pode visualizar de que maneira o aluno assimilou e relacionou os conteúdos discutidos.
Os resultados disso já são perceptíveis nas nossas aulas: notamos que os alunos passaram a anotar a matéria de forma mais criativa e visual e que isso os tem ajudado em outras disciplinas. Recentemente, um aluno veio nos contar que tinha dificuldade em assimilar os conteúdos sobre a Roma Antiga… Mas conseguiu sanar essa dificuldade fazendo um mapa mental sobre o tema!
Outro aluno já veio nos mostrar o mapa mental que fez do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para que pudesse assimilar melhor o enredo do livro, assim como gravar informações conceituais relevantes acerca da trama. Esse retorno positivo dos alunos nos alegra muito. Agora, já é frequente ver alguém anotar as nossas aulas com canetinhas e post-its, o que é fantástico! É muito gratificante para nós saber que o pensamento visual inspira e ajuda os alunos não apenas nossas aulas, mas também em outros contextos.

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