quinta-feira, 3 de março de 2016

Brincadeiras com a audição promovem atenção

A seguir temos a indicação de algumas brincadeiras que desenvolvem  a atenção através da audição. São prazerosas e fáceis de praticá-las na educação infantil e fundamental I.
Aproveitem e agucem a audição de seus alunos, isso irá auxiliá-los na leitura, interpretação e produção textual.

Magda Cunha


 Terapia de processamento auditivo

Decodificação:
Deverá enfatizar o treino das habilidades auditivas de consciência fonológica (análise e
síntese)  associada  à  leitura  e  o  treino  dos  aspectos  de  discriminação  de  freqüência,
intensidade e duração de sons nã o-linguísticos e de sons verbais.

Codificação:
Deverá  enfatizar  o  treino  da  compreensão  de  linguagem  no  ruído  (figura-fundo)  e  o
treino de cada canal auditivo separadamente, utilizando tampão auricular.
Organização:
Treinar  predominantemente  memória  para  sons  em  sequência.  Utilizar  sons  verbais
visando  à  sequência  lógico temporal  de  um  texto.  Usar  sons  não  verbais  visando  à
prosódia da fala.

O processo de intervenção não possui uma ordem sequencial de treino preestabelecida.

Atividades:
1)  Duração de 10 a 20 min. Material: um lenço de pano. Objetivo: desenvolver o
processamento auditivo e a memória. Organização: os participantes formam um
círculo, ficando um deles no centro, com os olhos vendados.  Desenvolvimento:
o animador caminha ao redor do círculo e  toda vez que tocar em alguém, aquele
que  foi  tocado  perguntará:  Quem  é?  Quem  estiver  no  centro,  com  os  olhos
vendados, terá que adivinhar o nome do participante que falou. Se não adivinhar,
o participante que falou passa a ocupar o lugar dele no centro do  circulo. Mas se
reconhecer a  voz e pronunciar  o  nome do companheiro mantém seu  lugar e  a
brincadeira recomeça.

2)  Duração  15  minutos.  Material:  giz  ou  equivalente  pra  traçar  uma  linha  no
chão;  dois  cartazes:  em  um  escrito  a  palavra  rio  e  em  outro  a  palavra  ribeira.
Objetivos:  desenvolver  a  orientação  espacial;  desenvolver  o  processamento
auditivo, sendo as habilidades auditivas predominantes tais como a atenção e o
reconhecimento  de  palavras  com  extensão  diferentes.  Organização:  traça-se
uma  linha  bem  visível  no  chão.  Um  dos  lados  da  linha  será  o  rio,  onde  será
colocado o cartaz correspondente no chão, e o outro, ribeira, onde coloca -se o
outro  cartaz.  Os  participantes  colocam-se  em  fila  indiana,  do  lado  da  ribeira,
junto  à  linha  divisória.  Desenvolvimento:  o  animador  vai  alterando
arbitrariamente as palavras rio, ribeira..., devendo os participantes deslocarem se, saltando com ambos os pés, para o lado indicado. Quem se enganar ou pisar
sobre a raia, sai do jogo. O ultimo que ficar será o vencedor. Pode -se tornar o
jogo  mais  difícil,  fazendo  com  que  os  participantes  pulem  num  pé  só  ou  que
coloquem a mão na nuca. Se perderem o equilíbrio ou soltarem a mão terão que
sair do jogo.

3)  Duração  de 10 a 20 minutos.  Objetivo:  desenvolver o processamento auditivo,
sendo  as  habilidades  auditivas  predominantes  atenção,  memória  e  o
reconhecimento  de  palavras.  Organização:  os  participantes  dispõem-se  em
círculo, sentados, deixando um lugar vago. Cada qual escolhe para si o nome de
uma  fruta  ou  verdura  e  esta  escolha  deve  ser  feita  em  conjunto.  As  crianças
podem escrever os nomes das frutas e verduras em papéis, lendo-os em seguida
e  sorteando-os.  Os  nomes  podem  ser  colocados  na  forma  de  crachás.
Desenvolvimento:  o animador conta que foi a uma quitanda e lá conheceu o Sr.
Joaquim que  lhe perguntou  o que desejava e ele  foi enumerando uma  lista de
verduras  e  frutas  com  as  respectivas  quantidades.  Cada  vez  que  o  animador
menciona  uma  fruta  ou  verdura,  o  participante  que  tiver  o  mesmo  nome  deve
ocupar o lugar que estiver vago; aquele que se enganar ou demorar sai do jogo.
Observação:  é  preciso  ter  cuidado  de  reconstituir  o  círculo  toda  vez  que
necessário, de maneira que não fique mais de um lugar vago. A atividade pode
começar lentamente e ser acelerada aos poucos.

4)  Duração  15  minutos.  Material:  um  apito.  Objetivo:  propiciar  o
desenvolvimento  do  processamento  auditivo,  sendo  as  habilidades  auditivas
predominantes a atenção e o reconhecimento de sons não verbais com variação
de  intensidade  (forte  versus  fraco),  duração  (curto  versus  longo)  e  frequência
(número  de  vezes).  Organização:  os  participantes  colocam-se  em  fila,
separados por uma distancia de um metro. O professor ou terapeuta deve ter um
apito.  Desenvolvimento:  quando  o  animador  apitar  uma  vez,  os  participantes
deverão  dar  um  passo  pra  frente.  Se  apitar  duas  vezes,  o  passo  será  pra  trás.
Quem se atrapalhar sai do jogo. E assim prossegue sucessivamente até restar um
só que será o vencedor.  Observação:  pode-se variar a atividade acrescentando
saltos para os lados ou outros movimentos e as opções de apresentação do som
já descritas.

5)   Duração de 5 a 10 minutos. Material:  cadeiras. Objetivo: estimular a atenção;
desenvolver  o  processamento  auditivo.  Organização:  dispõem-se  as  cadeiras
formando  uma  roda,  colocando-se  uma  a  menos  que  o  total  de  participantes.
Desenvolvimento:  todos em pé, inicia-se o percurso ao redor das cadeiras, sem
tocá-las. A movimentação deve  ocorrer ao som de uma música, cantada pelas
crianças  com  variação  de  velocidade,  sendo  que,  em  músicas  mais  rápidas  as
crianças  deverão  andar  mais  rápido  e,  em  mais  lentas,  o  oposto.  Ao  sinal  do
professor,  cada  qual  procura  sentar-se  na  cadeira  mais  próxima.  Quem  não
conseguir sai do jogo.

6)  Duração  20  minutos.  Material:  giz  para  traçar  círculos  no  chão.  Objetivo:
desenvolver  o processamento auditivo;  treinar  habilidades auditivas associadas
com  habilidades  visuais.  Organização:  os  participantes  escolhem  ou  recebem
nomes  de  animais,  escrevendo  e/ou  lendo  os  diferentes  nomes,  sentam-se  ao
acaso  no  chão  (a  floresta)  Desenvolvimento:  o  caçador  percorre  o  lugar  em
todas  as  direções  e  vai  chamando  os  animais.  O  integrante  nomeado  deve
apressar-se a tomar a posição atrás do professor. O passeio dos animais, quando
designados pelo caçador pode ser feito por exercícios os mais variados: corridas,
saltos etc.

7)  Duração  de 12 a 40  minutos,  conforme  o  número  de participantes.  Material:
um  lenço,  um  pacote  de  balas,  folhas  ou  pedaços  de  papel.  Objetivo:
desenvolver  o  processamento  auditivo,  sendo  as  habilidades  auditivas
predominantes  como  a  atenção  e  a  localização  sonora.  Organização:  os
participantes sentam-se formando um círculo. O professor coloca uma venda nos
olhos de um deles, em seguida transporta para algum lugar, por ele ignorado, o
pacote de balas, que deverá estar envolvido em papel grosso, de tal maneira que
seja  difícil  desembrulhar  sem  fazer  ruídos.  Desenvolvimento:  a  um  sinal  do
professor um dos participantes, indicado ao acaso, deixa seu lugar e aproxima-se
silenciosamente do pacote de balas. Se conseguir abri-lo sem fazer barulho, tem
direito a comer uma bala e ganha três pontos. O participante que fez o papel de
sentinela toda vez que ouvir algum barulho grita “alto” e indica a direção onde
acredita estar  o  ladrão. Se acertar, o  companheiro  que faz o papel de  ladrão é
eliminado  e  a  sentinela  ganha  três  pontos.  Escolhe-se  nova  sentinela  e  outro
participante para o papel de ladrão e a brincadeira continua. Pode-se dividir os
participantes em duas equipes e, neste caso, os pontos ganhos serão distribuídos
às respectivas equipes.

8)  Objetivos:  percepção  auditiva  analítico-sintético  não  verbal;  ampliação  do
vocabulário. Material: gravador e fita cassete com sons relacionados a situações
contextualizadas.  Método:  o  professor  apresenta  aos  alunos  várias  seqüências
sonoras (em média três estímulos por seqüências), representando determinadas
situações. As crianças separadas em grupos, deverão recompor em todo as partes
sonoras apresentadas, marcando pontos para seu grupo. Exemplo: buzina, motor
de  carro  e  carro  freando  =  rua;  telefone,  máquina  de  escrever  e  impressora  =
escritório.

9)  Objetivos:  ampliação  do  vocabulário;  percepção  auditiva/rima,  introdução  à
noção de prefixo e sufixo. Método: a criança deve inventar palavras que tenham
em comum o sufixo ou o prefixo da palavra selecionada; por exemplo: com base
em  “infeliz”  e  “livraria”  ela  faz  outras  associações,  formando  palavras  como
insensível, inativo, indiscreto/carpintaria, papelaria, mercearia, sapataria.

10)  Objetivos:  desenvolver  a  memória  auditiva  verbal;  desenvolver  o  gosto  pela
leitura  e  escrita;  percepção  auditiva  de  figura-fundo;  promover  o  aumento  do
vocabulário. Método:  formular histórias com as crianças em que o início é dado
e  cada  criança  contribui  com  uma  parte  da  história.  Ao  terminar,  a  história
deverá ser lida para as crianças pelo professor. A atividade deverá ser realizada
com  mensagem  verbal  competitiva  (música,  barulho  de  rua  etc.).  Deve-se
chamar a atenção da criança para o som do fundo.

11)  Objetivos:  desenvolver  a  memória  auditiva  verbal;  desenvolver  ritmo;
ampliação  do vocabulário; introdução de prefixo e sufixo.  Método:  a partir de
um  inventário  de  palavras  realizado  pela  criança  e/ou  de  um  texto  escrito,  o
professor seleciona uma palavra em que aparece um prefixo e/ou um sufixo.   O
professor orienta as crianças a construírem a “família da palavra” (por exemplo,
a  palavra  pedrinha  permite  que  a  criança  reconstitua  a  “família”:
pedra/pedreira/pedreiro/pedregulho/pedraria...).  Cada  aluno  deverá  repetir  a
sequência correta de palavras e acrescentar um novo elemento, marcando cada
sílaba de palavras com palmas.

12)  Objetivos:  estimular a linguagem oral; estimular a memória auditiva.  Método:
o  professor  narra  o  enredo  de  uma  história.  Por  exemplo:  João  hoje  saiu  de
manhã e... Cada aluno, por ordem, deverá repetir o que foi dito e colocar mais
alguma coisa que complemente a história, imediatamente. O professor dirá que a
história  deverá  ser  memorizada.  Após  completar  a  história  (ou  o  número  de
crianças), o professor fará a interpretação da mesma com as crianças.

13)  Objetivos:  identificar  estímulos  sonoros;  desenvolver  a  memória  auditiva;
treino  monoaural  e  binaural  para  mensagens  verbais;  desenvolver  a  produção
oral.  Material:  texto  para  leitura  (histórias  interessantes  e  curtas).  Método:  o
professor deverá contar uma história curta de forma expressiva, podendo, para
isso,  utilizar  objetos  para  representar  os  personagens  da  história  e  sons
instrumentais  e  ambientais  para  representar  determinadas  situações.  O  aluno
deverá  ouvir  a  história  ocluindo  com  a  mão  uma  das  orelhas.  Posteriormente
inverte-se  a  orelha  que  será  ocluída  e,  numa  etapa  final,  a  história  é  contada
repetida  sem  que  os  alunos  ocluam  as  orelhas.  Cada  aluno  deverá  reproduzir
parte da história oralmente.

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