terça-feira, 9 de julho de 2013

Síndrome de Tourette


Fragmento do Artigo ... Veja completo na fonte citada abaixo.


Fonte: Revista de Psiquiatria Clínica 

O objetivo deste trabalho é abordar, de forma abrangente, diversos aspectos da ST, incluindo a sua definição, a etiologia, o quadro clínico, a epidemiologia, o diagnóstico e o tratamento, bem como, alguns de seus aspectos neurobiológicos e associações de apoio a portadores de ST.

...

A síndrome de Tourette (ST) é uma patologia de comprometimento psicossocial que acarreta alterações significativas na vida dos seus portadores e respectivos familiares. Este artigo aborda diversos aspectos relacionados a esta doença, incluindo etiologia, epidemiologia, aspectos neurobiológicos, quadro clínico, diagnóstico, patologias associadas e tratamento (clássico e alternativo). Neste trabalho, ainda comparamos a ST com outras doenças, envolvendo tiques e mencionamos as associações de apoio aos pacientes portadores de ST, que auxiliam no tratamento e na socialização do paciente afetado.

...

A primeira descrição de um paciente com tiques e comportamentos, que caracterizam a ST, ocorreu em 1825, pelo médico francês Jean Marc Gaspard Itard, que diagnosticou a maldição dos tiques na Marquesa de Dampierre (Itard, 1825). Entretanto, somente em 1884, esta patologia recebeu o nome de síndrome de Gilles de la Tourette (ST), quando o aluno Gilles de la Tourette, no Hospital de la Salpêtrière, relatou a patologia como um distúrbio caracterizado por tiques múltiplos, incluindo o uso involuntário ou inapropriado de palavras obscenas (coprolalia) e a repetição involuntária de um som, palavra ou frase de outrem (ecolalia), baseado nos relatos do próprio Itard (Gilles de la Tourette, 1885ab).

...

Nos   últimos  anos   a    incidência   de   casos   de   ST   vem
crescendo    em    todo    mundo,   provavelmente,    devido   à  
maior  disponibilidade  de  informações e conhecimento sobre 
esta  doença  pelas  equipes  de    saúde  que  a  diagnosticam
(Hounie e Petribú, 1999).



MAIS ...


Além  dessa excelente pesquisa da Revista de Psiquiatria Clínica  tem outros  materiais esclarecedores, da síndrome de Tourette, que indico a seguir:

- Filme  Primeiro da classe (Front of the class), que é baseado em fatos reais, retrata o cotidiano familiar, escolar e inserção no mercado de trabalho.


- Documentário HBO http://www.youtube.com/watch?v=ou-KVmw05R4, com relato de casos e suas interações sociais. Fonte Yotube.






Magda Cunha


Nenhum comentário:

Postar um comentário