domingo, 7 de abril de 2013

Autismo com olhar Psicopedagógico




Uma orientação para aprendizagem em sala de aula é primordial para o desenvolvimento do alunado, em especial se tiver alguma diferença em seu comportamento social, emocional, físico ou intelectual.
Cada vez mais encontramos autores e cursos disponibilizados para auxiliar nessa missão.


Em "Estou Autista"  http://www.estouautista.com.br/  encontrei diversos artigos e abordagens  sobre o autismo, nele aprendi com quem lida com a situação rotineiramente, maravilhoso mesmo.

Em "Terapia Ocupacional Pediátrica"http://topediatrica.blogspot.com.br/  confira a entrevista em vídeo com Fátima Bernardes sobre inclusão e autismo de 27/02/2013, muito bacana.


E  em  Web artigos,  fonte em  http://arivieiracet.blogspot.com/ sobre estudos e avanços científicos para o entendimento e tratamento do autismo.


Resumo: Este artigo tem como enfoque o estudo do universo autista. Os avanços na ciência e nas pesquisas permitiram que muitos aspectos do universo autista fossem descobertos, tornando possível diferenciar o autismo classifico de outras Síndromes que compartilham das mesmas características entre elas a Síndrome de Asperger. Apesar dessas conquistas e do direito de inclusão no ensino regular a falta de informação sobre o autismo ainda faz com que este permaneça segregado nas escolas normais que não sabe como ensinar. O desenvolvimento desta pesquisa aborda como a intervenção psicopedagógica pode criar alternativas para a ação educativa de alunos com autismo através de uma adaptação curricular que seja funcional e permita que seja estimulado a sua autonomia e aprendizado.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-intervencao-psicopedagogica-em-casos-de-autismo/43351/#ixzz2PprWqn98



Nesses artigos temos aliados nessa construção de igualdade das oportunidades, pois lidam com a inclusão dos autistas na dinâmica escolar e rotina diária.

Sempre digo que sem conhecimento não poderemos alterar o cenário da inclusão social, portanto divulguem ao máximo para professores, comunidades de bairro, empresas e amigos esses materiais.


Magda Cunha







Nenhum comentário:

Postar um comentário