Estas dicas ajudarão aos alunos a acompanhar e desenvolver com maior tranquilidade suas atividades em sala de aula e em casa.
Mãos a obra!
Magda Cunha
Fonte: Drª Paula Girotto / Neuropediatra
Dislexia – Ajudando a criança a aprender! Dicas para pais e professores
Na dislexia, a criança apresenta uma dificuldade inesperada na leitura e escrita.
Aqui estão algumas dicas para pais e professores lidarem com o aprendizado e ajudarem a criança:
- Inicie a aula com uma apresentação do que será ensinado e termine com um resumo do que foi ensinado. Desta forma, é mais fácil a informação passar de memória de curto prazo para memória de longo prazo.
- Quando a lição de casa é dada, é importante verificar se a criança anota exatamente o que deve ser feito em casa. Tentar garantir que os cadernos e livros necessários para fazer a lição sejam levados para casa.
- Na frente do caderno de lição de casa, anotar o telefone de dois colegas. Assim, se houver qualquer dúvida sobre o que deve ser feito na tarefa, eles podem ligar e conferir em vez de preocupar-se ou gastar o tempo fazendo o trabalho errado.
- Certifique-se de que as mensagens e atividades do dia a dia da sala de aula sejam anotadas na agenda, e nunca envidas apenas verbalmente.
- Incentivar a organização através do uso de pastas e divisores para manter o trabalho facilmente acessível e de forma ordenada.
- Quebre as tarefas em pequenos pedaços de informação que são fáceis de lembrar.
- Se a memória visual da criança é pobre, a cópia da lousa deve ser mantida a um mínimo. Entregar as anotações já escritas ao aluno é muito mais útil.
- Sente a criança perto do professor que está disponível para ajudar se necessário, ou perto de um colega bem motivado e simpático.
- Use um giz colorido diferente para cada linha, se houver uma grande quantidade de informação escrita na lousa.
- Certifique-se de que a escrita na lousa seja bem espaçada.
- Deixe a escrita na lousa o tempo suficiente para assegurar que a criança não se apresse, ou que não seja apagada antes da criança ter terminado a cópia.
- Um esquema de leitura estruturada que envolve repetição e introduz novas palavras lentamente é extremamente importante. Isso permite que a criança desenvolva a confiança e autoestima durante a leitura.
- Não pedir aos alunos para ler um livro em um nível além de suas habilidades atuais. A motivação é muito melhor quando as exigências não são demasiado elevadas, e a criança pode realmente apreciar o livro. Se ele tiver trabalho para ler cada palavra, vai esquecer o significado do que ele está lendo.
- Salve a criança disléxica o calvário de ter que “ler em voz alta na classe ‘. Reserve isso para um momento com o professor. Como alternativa, dê à criança o material de leitura pré-selecionado para que ela leia em casa no dia anterior. Isso ajudará a garantir que a criança é vista como sendo capaz de ler em voz alta, juntamente com outras crianças.
- Ler junto com um adulto pode gerar entusiasmo para os livros. As fitas de áudio podem ser de grande benefício para a aquisição do vocabulário.
- Lembre-se que ler deve ser divertido.
Dra. Paula Girotto Neuropediatra CRM 146415 (11) 5575-8936 ou 5574-9121
Nenhum comentário:
Postar um comentário