O manual explica em detalhes tudo que é necessário pra implantação da sala de recursos nas escolas.
Mais um instrumento pra democracia da educação.
Fico feliz em poder divulgar através do blog da educadora especial, agora mãos a obra e amor na execução de cada etapa.
Magda Cunha
A distribuição do Manual de Orientação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais tem como objetivo informar os sistemas de ensino sobre as ações deste Programa, instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial/SEESP, para apoiar a organização do atendimento educacional especializado-AEE aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular.
Claudia Pereira Dutra - Secretária de Educação Especial / MEC
A distribuição do Manual de Orientação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais tem como objetivo informar os sistemas de ensino sobre as ações deste Programa, instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial/SEESP, para apoiar a organização do atendimento educacional especializado-AEE aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular.
A implantação das Salas
de Recursos Multifuncionais nas escolas comuns da rede pública de ensino
atende a necessidade histórica da educação brasileira, de promover
as condições de acesso, participação e aprendizagem
dos alunos público alvo da educação
especial no ensinoregular, possibilitando a oferta
do atendimento educacional especializado, de
forma não substitutiva à escolarização.
A construção de políticas públicas inclusivas,
de acesso aos serviços e recursos pedagógicos e
de acessibilidade nas escolas regulares,
eliminam a discriminação e a segregação, superando o
modelo de escolas e classes especiais.
Nessa perspectiva, os sistemas
de ensino modificam sua organização,
assegurando aos alunos público alvo da educação especial
a matrícula nas classes comuns e a oferta do atendimentoeducacional
especializado, previsto no projeto político pedagógico
da escola.
A educação inclusiva é um direito
assegurado na Constituição Federal para todos os alunos e a
efetivação desse direito deve ser cumprido
pelas redes de ensino,sem nenhum tipo de distinção.
Assim, o Programa de
Implantação de Salas de Recursos
Multifuncionais constitui uma
medida estruturante para a consolidação de um sistema educacional inclusivo que possibilite garantir uma educação de qualidade.
medida estruturante para a consolidação de um sistema educacional inclusivo que possibilite garantir uma educação de qualidade.
Olá ! Parabéns pelo seu trabalho.Estou com uma dúvida em relação ao temaadas minha monografia , vê se você pode me ajudar, tema: A importancia da sala de recurso na formação de alunos com necessidades educacionais especiais. Esse termo nee esta adequado?, ja que o objetivo é reunir o transtorno global, superdotacao e deficientes.Obrigada
ResponderExcluirOlá, que bacana que estás preparando-se para escolha do seu tema para monografia. Momento importante e norteador do trabalho. Bem para todos os casos citados a sala multifuncional tem finalidade e com certeza irá auxiliar. Porém acredito que ao escolher um deles poderá dedicar-se mais e melhor ao aprofundamento do estudo monográfico. Um abraço! Boas pesquisas!
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