terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Afeto vem de berço


O  afeto  é  fundamental  para  estrutura  emocional  e constitução de  uma  mente saudável.

Quando iniciei minha carreira como mãe aprendi  um tipo de massagem feita em bebês, a chantala, e  pude  comprovar  o  quanto  é eficaz  para estímulo dos sentidos  da criança, o desenvolvimnto motor    e   percepção   do  mundo  que  a cerca.

Quando  li  essa  reportagem  lembrei-me  desses  tempos  de  pura  afetividade  e  prazer.

Magda  Cunha


Fonte: EFE
31/01/2012-02h29

Crianças criadas com afeto têm hipocampo maior, revela estudo.


As crianças criadas com afeto têm o hipocampo --área do cérebro encarregada da memória-- quase 10% maior que as demais, revela um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" ("PNAS").
A pesquisa, realizada por psiquiatras e neurocientistas da Universidade Washington de Saint Louis, "sugere um claro vínculo entre a criação e o tamanho do hipocampo", explica a professora de psiquiatria infantil Joan L. Luby, uma das autoras.
Para o estudo, os especialistas analisaram imagens cerebrais de crianças com idades entre 7 e 10 anos que, quando tinham entre 3 e 6 anos, foram observados em interação com algum de seus pais, quase sempre com a mãe.
Foram analisadas imagens do cérebro de 92 dessas crianças, algumas mentalmente saudáveis e outras com sintomas de depressão. As crianças saudáveis e criadas com afeto tinham o hipocampo quase 10% maior que as demais. "Ter um hipocampo quase 10% maior é uma evidência concreta do poderoso efeito da criação", ressalta Luby.
A professora defende que os pais criem os filhos com amor e cuidado, pois, segundo ela, isso "claramente tem um impacto muito grande no desenvolvimento posterior".
Durante anos, muitas pesquisas enfatizaram a importância da criação, mas quase sempre focadas em fatores psicossociais e no rendimento escolar. O trabalho publicado nesta segunda-feira, no entanto, "é o primeiro que realmente mostra uma mudança anatômica no cérebro", destaca Luby.
Embora em 95% dos casos estudados as mães biológicas tenham participado do estudo, os pesquisadores indicam que o efeito no cérebro é o mesmo se o responsável pelos cuidados da criança é o pai, os pais adotivos ou os avós.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Conselhos de um empreendedor ...

Bill Gates pontua atitudes  para que os jovens sejam bem sucedidos profissionalmente.
A frieza de seus conselhos é impactante, ... professores rudes serão melhores q seus patrões, ... pais que aprenderam  viver com o sofrimento que você causou, ...  mundo "cão", ... vida difícil ...  concorrência ... sem lazer ... disputa ... vencedores x perdedores ...
A visão empresarial de Bill Gates é tipicamente americana, empreendedora, desde cedo o jovem tem que produzir recursos  e sua ascensão social dependerá de seu consumo. Mostre o que você tem que lhe direi quem és. 


As vivências de  Bill Gates o fizeram chegar a tais conclusões e o resultado é sem sombra de dúvida estonteante.
Mas a pergunta que não quer calar é: -"Existe fórmula para o sucesso?".


Magda Cunha


 Eis os conselhos que Bill Gates deu, numa Conferência  que proferiu há pouco tempo ,numa Escola Secundária.
  São 11 regras que não se aprendem na escola…

             Começou por dizer que a " política educativa de vida fácil para as crianças " tem criado uma geração que não sabe o que é a realidade e que esta atitude tem feito com que as pessoas falhem na vida, depois de saírem da escola…
           Muito conciso, todos esperavam que fosse discursar por 1 hora ou mais, falou menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10, depois agradeceu e deixou o local no seu helicóptero a jacto…
  
REGRA Nº 1
A vida não é fácil. Acostuma-te a isso…
REGRA Nº 2
O mundo não se preocupa com a tua auto-estima.
O mundo espera que faças alguma coisa útil por ele, antes de te sentires bem contigo próprio.
REGRA Nº 3
Não ganharás  6 000 Euros por mês mal saias da escola.
Não serás Vice Presidente de uma Empresa com carro e telefone ao teu dispôr sem antes teres comprado
 os teus próprios carro e telefone.
REGRA Nº  4
Se achas que o teu professor é exigente e rude, espera até teres um chefe.
Este não terá pena de ti!…
REGRA Nº 5
Vender jornais velhos ou trabalhar durante as férias não te diminui socialmente.
Os teus avós têm outra palavra para isso, chamam-lhe OPORTUNIDADE.
REGRA Nº 6
Se fracassares não é por culpa dos teus pais.
Por isso não lamentes os teus erros, mas sim aprende com eles.
REGRA Nº 7
Antes de nasceres os teus pais não eram tão críticos como são hoje.
Só ficaram assim por terem de pagar as tuas contas, lavar as tuas roupas e ainda por cima, ouvir-te dizer que são ridículos…
Por isso, antes de " salvares o planeta " para a próxima geração, ao quereres corrigir os erros da geração dos teus pais, tenta é limpar o teu próprio quarto…
REGRA Nº 8
A tua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim.
Nalgumas escolas, já nem repetes o ano e dão-te todas as oportunidades que forem precisas para acertares.
Bom, isto não se parece nada com a vida real…
Nela, se pisares o risco, estás despedido.
 RUA!!!
Por isso, faz tudo como deve ser feito, logo à primeira.
REGRA Nº 9
A vida não se divide em semestres.
Não terás sempre os verões livres e é pouco provável que os outros empregados te ajudem a fazer as tuas tarefas
no fim de cada período.
REGRA Nº  10
A televisão NÃO é a vida real.
Na vida real, as pessoas têm que deixar de ir ao bar ou à discoteca e irem trabalhar.
REGRA Nº 11
Sê simpático com os CDFs ( aqueles estudantes que os outros julgam patetas…).
Há uma grande probabilidade de vires a trabalhar para um deles…



Bill Gates é hoje o dono da maior fortuna pessoal do mundo
e a Microsoft a única empresa que enfrentou  e venceu a IBM,
desde a sua fundação em meados do séc XX…

Luta pelos direitos

A acessibilidade de que tenho comentado precisa  ter um olhar cuidadoso por parte  das  autoridades  responsáveis. 

Os deficientes são cidadãos e seu direito de ir e vir deve ser assegurado  de       acordo com nossa  Constituição Federal de 1988.

Como podem os deficientes visuais e cadeirantes movimentar-se pelas ruas, avenidas e cidades desse país? 

Seja pela terra ou ar, muito há que se fazer! Calçadas, ônibus adaptado, ambulift  ...

Magda Cunha

Fonte: Folha.com

Deputada cadeirante fica presa em avião em SP


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RACHEL AÑÓN
DE SÃO PAULO
Mara Gabrilli ficou presa por duas horas em um avião em SP após recusar sair sem o equipamento adequadoAtualizado em 04/03/2011 às 17h49.


       








  A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) ficou presa por duas horas no interior de um avião na noite desta quarta-feira (2) no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande SP) após se recusar a sair sem o equipamento adequado para desembarque de cadeirantes.


          A deputada é tetraplégica.Gabrilli estava no voo 3563 da TAM, que vinha de Brasília e chegou por volta das 21h de ontem.
          O avião parou em posição remota no interior do aeroporto, fora das áreas de fingers (passarelas que ligam os portões de embarque às aeronaves).
          Neste caso, o desembarque de passageiros com mobilidade reduzida deve ser feito com ambulift (espécie de carrinho com elevador).
         Segundo a deputada, apenas em terra a TAM informou que os aparelhos da empresa e da Infraero estavam quebrados, e que ela seria carregada por um dos comissários para fora da aeronave.

        "Bati o pé e disse que eu não iria. Chovia forte no momento e estou com tosse. O risco é muito grande para uma pessoa como eu e o aeroporto deve ter os equipamentos necessários para estes casos."

         Ainda segundo Gabrilli, funcionários da TAM tentaram convencê-la alegando que haveria demora na solução do impasse, uma vez que os equipamentos estariam quebrados há um mês e meio.

        Uma resolução da Anac (agência que regula a aviação civil no país) obriga as empresas aéreas ou operadores de aeronaves a assegurar o movimento de pessoas portadoras de deficiência entre os aviões e o terminal com dispositivos adequados para efetuar, com segurança, o embarque e desembarque.
        Solidários, os comissários da aeronave acionaram a torre de controle do aeroporto para usarem um dos fingers para o desembarque da deputada. Mas o procedimento não foi autorizado.
        A deputada disse que chegou a acionar a Anac, mas a agência não demonstrou interesse pelo caso.
        Apenas por volta das 23h, funcionários da TAM conseguiram um ambulift que estava fora de uso e fosse liberado pela Infraero apenas para a retirada da deputada.
"Tomei chuva e a pessoa responsável pelo aparelho não me amarrou (colocou o cinto de segurança). Foi minha assistente que prendeu o cinto de segurança com o ambulift em funcionamento. Ninguém teve essa atitude. Os funcionários não tem o preparo necessário ainda."
Editoria de Arte/Folhapress

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Educar por Rubem Alves

Nutro desde os  tempos da graduação  um carinho muito grande por Rubem Alves.
Hoje posto uma de minhas máximas, o mel  da  profissão de  educadora..

Magda  Cunha


Fonte: cadernodemensagens.net/node/774
                              Educar

“Educar é mostrar a vida   a quem ainda não a viu.
 O educador diz: “Veja!”- e, ao falar, aponta.
O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu.
Seu mundo se expande.
Ele fica mais rico interiormente...”

“E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.”

“Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da  educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.”
“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver...

“É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”
“Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.”

“A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades...”
"Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.”
“Os conhecimentos nos dão meios para viver.
A sabedoria nos dá razões para viver.”

“Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados.
Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento:...”

“...a capacidade de se assombrar diante do banal “Para as crianças, tudo é espantoso:
um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu,  um pião na terra.
Coisas que os eruditos não vêem.”

“Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci.
Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore...
...ou para: o curioso das simetrias das folhas.”

“Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.”

“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”
O ato de ver não é coisa natural.

Precisa ser aprendido.”
“Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...

“Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente.”

“São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver.
Elas não têm saberes a transmitir.
No entanto, elas sabem o essencial da vida.”

“Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.”

Rubem Alves



 Breve histórico ...


Rubem  A lves  nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas Gerais.
Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia, psicanalista e professor emérito da Unicamp. Tem três filhos e cinco netas.
Poeta, cronista do cotidiano, contador de histórias, um dos mais admirados e respeitados intelectuais do Brasil.
cadernodemensagens.net/node/774

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Modalidades de acessibilidade

 
A conscientização nas escolas é um processo em crescimento e isso é importante para a inclusão. Apenas devemos tomar alguns cuidados: uma escola em piso térreo não é uma garantia de que tudo é acessível, pode facilitar a vida do aluno cadeirante, mas e o aluno cego ou surdo? Tornar uma escola acessível é melhorar a acessibilidade em todos os níveis, considerando que a acessibilidade não e apenas arquitetônica, vamos ver as demais modalidades de acessibilidade:

Acessibilidade arquitetônica: sem barreiras ambientais físicas em todos os recintos internos e externos da escola e nos transportes coletivos. 


Acessibilidade comunicacional: sem barreiras na comunicação interpessoal (face-a-face, língua de sinais, linguagem corporal, linguagem gestual etc.), na comunicação escrita (jornal, revista, livro, carta, apostila etc., incluindo textos em braile, textos com letras ampliadas para quem tem baixa visão, notebook e outras tecnologias assistivas para comunicar) e na comunicação virtual (acessibilidade digital).


Acessibilidade metodológica: sem barreiras nos métodos e técnicas de estudo (adaptações curriculares, aulas baseadas nas inteligências múltiplas, uso de todos os estilos de aprendizagem, participação do todo de cada aluno, novo conceito de avaliação de aprendizagem, novo conceito de educação, novo conceito de logística didática etc.), de ação comunitária (metodologia social, cultural, artística etc. baseada em participação ativa) e de educação dos filhos (novos métodos e técnicas nas relações familiares etc.). 


Acessibilidade instrumental: sem barreiras nos instrumentos e utensílios de estudo (lápis, caneta, transferidor, régua, teclado de computador, materiais pedagógicos), de atividades da vida diária (tecnologia assistiva para comunicar, fazer a higiene pessoal, vestir, comer, andar, tomar banho etc.) e de lazer, esporte e recreação (dispositivos que atendam às limitações sensoriais, físicas e mentais etc.). 


Acessibilidade programática: sem barreiras invisíveis embutidas em políticas públicas (leis, decretos, portarias, resoluções, medidas provisórias etc.), em regulamentos (institucionais, escolares, empresariais, comunitários etc.) e em normas de um geral. 


Acessibilidade atitudinal: através de programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana resultando em quebra de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.

Postado por Ari Vieira